Cidades
São Félix e Rio da Conceição recebem Educa Sanear
Atividades começam na manhã desta quinta-feira, 8, a partir das 7 horas, com caminhada ecológica e plantio de mudas, partindo do portal do Jalapão
Com o retorno do convênio entre o Governo do Tocantins e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou na última semana, em São Félix do Tocantins, a 14ª edição do programa de saneamento ambiental, o Educa Sanear. Já nesta quinta-feira, 8, e na sexta-feira, 9, a 15ª edição ocorre em Rio da Conceição, região sudeste do Tocantins.
Com ampla participação da comunidade de São Félix, o Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira dos Reis recebeu, no dia 31 de outubro, o ciclo de palestras que abordaram a preservação, o uso e o reuso da água; o saneamento ambiental; a preservação de nascentes e perigo das queimadas e ainda as oficinas de vigilante voluntário pelo meio ambiente e reciclagem e artesanato, que promove a redução de resíduos de vidro e alumínio.
“Tivemos um público eclético, os jovens do nosso município estão muito interessados em participar, foi um público significativo nesta ação que representa a nossa comunidade e o meio ambiente. Só esperamos que tenha todos os anos”, destacou Ramilda Alves Ribeiro, secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente.
Sandy Alice Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, destaca a importância da preservação da água no município que é conhecido nacionalmente pela beleza de seus fervedouros, rios e cachoeiras. “Foi um evento muito bom, porque, além de proporcionar conhecimento, foi uma atração nova. Tem tópicos que a gente sempre está vendo na escola, mas sempre é bom ouvir e relembrar, porque sempre descobrimos detalhes que muitas vezes não prestamos muita atenção”, lembrou.
Carlos Irael dos Reis é um dos moradores que se tornou referência no município pelo engajamento nas questões relacionadas ao meio ambiente. “Nós esperamos que estes jovens tenham assimilado e continuem assimilando tudo que tem sido passado em termos de cuidados com o meio ambiente não só de São Félix, mas de toda a região do Jalapão. Nos últimos anos, intensificamos as atividades de educação ambiental nas comunidades rurais, escolas e associações para despertar sobre a importância da preservação deste patrimônio ambiental”, analisou.
As atividades começam na manhã desta quinta-feira, 8, a partir das 7 horas, com caminhada ecológica e plantio de mudas, partindo do portal do Jalapão.
A partir das 10h30, têm início as atividades para as crianças na Escola Municipal Professor Aureliano Rodrigues de Araújo, com gincana, concurso de redação, cinema e pipoca. A programação segue ao longo do dia.
Às 14 horas, têm início as oficinas de artesanato e reciclagem na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Já a oficina de vigilante voluntário pelo meio ambiente na academia de saúde Judith Pereira dos Santos.
Na sexta-feira, 9, as atividades têm início às 8 horas da manhã, com o credenciamento e palestras no ginásio poliesportivo Fábio Júnior de França Silva.
Ao final da programação, os participantes recebem certificados de participação e um kit com mochila e brindes do programa.