Connect with us

Estado

Ruraltins ministra curso de boas práticas aos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos em Recursolândia

Treinamento tem como objetivo orientar os agricultores a empregar os procedimentos necessários quanto ao manuseio correto dos alimentos

Published

on

Boas práticas visam adotar medidas que devem ser adotadas pelos agricultores no sentido de garantir a qualidade dos produtos

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza, nesta quinta-feira, 23, e  sexta-feira, 24, no município de Recursolândia, uma capacitação para os agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA). O treinamento tem como objetivo orientar os agricultores a empregar os procedimentos necessários quanto ao manuseio correto e servir os alimentos de maneira segura, após o processo de higienização adequado.

O curso será ministrado para duas turmas, com 20 participantes em cada uma, e acontecerá na zona rural. Nesta quinta-feira, as turmas participam do curso no Projeto de Assentamento Barra Mansa, e nesta sexta-feira, será  ministrado o treinamento na Comunidade Riachinho. Além dos agricultores familiares também participam da oficina as merendeiras que trabalham nas escolas e creches cadastradas no PAA.

A engenheira de alimentos do escritório local do Ruraltins, em Guaraí, Josenilda Guimarães Lopes, é quem ministra o treinamento. A técnica que também atua com assistência técnica no município destaca a importância da qualificação dos produtores na distribuição dos alimentos ao programa. “O Ruraltins já está presente há mais de três anos no município, qualificando a mão de obra familiar para melhorar a qualidade dos produtos, e essa capacitação contribui com o crescimento dos agricultores, dando maior visibilidade de mercado e valorização de sua produção”, disse Josenilda.

Na oportunidade serão entregues pelos produtores participantes da oficina 30 variedades de produtos as entidades socioassistenciais da região, como mandioca, farinha, banana, batata, inhame, jiló, tomate e  hortaliças como alface, couve e cheiro verde, dentre outros produtos.

O Programa

O PAA é um programa destinado à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com a finalidade de incentivar o agricultor familiar, a produzir alimentos com renda garantida e promover a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à insegurança alimentar e o desenvolvimento local.

Doação

A Doação Simultânea permite a aquisição de alimentos processados ou in natura, como hortaliças, frutas e verduras. A Doação Simultânea com dispensa de licitação está prevista no Art. 17, da Lei Nº 12.512, de 14 de outubro de 2011.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas