Cidades
Retorno das aulas presenciais marca o ano letivo de 2021
Durante período atípico por causa da pandemia, rede municipal de educação investiu em obras e formações dos servidores
O ano letivo de 2021 na rede municipal de ensino foi marcado por situações atípicas, assim como os demais setores da gestão afetados pela pandemia do novo coronavírus. Mas com a disponibilidade de vacinas, a rotina pedagógica foi sendo gradativamente retomada. O tempo ocioso das unidades foi aproveitado para execução de obras de reformas e para qualificação de professores e servidores.
O marco do ano foi o retorno às aulas. Com todas as medidas preventivas adotadas, os alunos retornaram presencialmente em 4 de agosto. Foram 12.670 alunos da Educação Infantil, 29.509 no Ensino Fundamental, 427 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais 1.034 alunos com atendimento especial. No total, foram efetivadas 43.670 matrículas nas unidades da rede em todo o município.
Para atender aos pais e responsáveis que, mesmo com todos os protocolos vigentes, não sentiam segurança em enviar seus filhos para a aula presencial, a Semed propiciou que as aulas fossem transmitidas on-line por meio das salas interativas, pelo YouTube, acessível a todos os alunos, independentemente da unidade de ensino. Vigente desde abril de 2020, a ferramenta ‘Palmas Home School’ continuou promovendo atividades e conteúdo pela internet.
Avaliação
Em respaldo às atividades pedagógicas do retorno, de agosto a novembro foram aplicadas de modo on-line e presencial as provas do Sistema de Avaliação do Ensino de Palmas, com o objetivo de coletar informações consistentes acerca da educação básica após o longo período de escolas fechadas. Foram avaliados 10.770 alunos do 9°, 5° e 2° anos do ensino fundamental.
Qualificação e valorização
As ações de formação dos servidores aconteceram nos formatos on-line e presencial, em parceria com instituições e entes particulares. Foram 41 formações para os profissionais administrativos, da educação infantil e do ensino fundamental, qualificando e, sobretudo, preparando os profissionais para o retorno presencial.
Além de investir em formações para os profissionais de todos os segmentos e áreas da educação, assim como no ano passado, foram pagas as progressões e direitos retroativos aos servidores. Sendo 2092 progressões horizontais, 370 verticais, 313 gratificações por titularidade, cinco por qualificação e sete prorrogações de qualificação profissional.
Ainda investindo no bem-estar de seus colaboradores, a Semed promoveu diversas ações como aulas de hidroginástica, ginástica laboral, avaliação física, teste glicêmico e aferimento de pressão, gincana saudável, caravana da saúde com parceria de fonoaudiologia e ações de prevenção (Setembro Amarelo e Outubro Rosa). Durante este ano, também foram vacinados todos os professores e servidores administrativos da Semed.
Investimento em obras e infraestrutura
Durante o período de suspensão das aulas presenciais nas escolas, foram executadas 167 obras de reformas e 11 obras de construção, entre salas de aula, auditórios ou unidades educacionais completas, como o Cmei Ana Luíza, no setor Bertaville, que somaram investimentos de R$ 10.438.233,36, e a reforma geral no Cmei Ciranda Cirandinha, localizado na Arno 31, onde foram aplicados R$ 475.297,88. Também foram realizados, neste ano, 22 serviços de implantação ou troca de reservatórios metálicos (R$ 743.540,81), 24 serviços de implantação de subestação e captação de energia solar (R$ 3.514.897,83) e outras obras de reformas diversas (R$ 13.419.850,91), que totalizou um total de R$ 28.116.522,91 investidos na rede municipal de ensino.
Busca Ativa
Para mitigar o efeito da pandemia na evasão escolar, sobretudo de alunos em áreas rurais e bairros distantes do centro, foi implantada a Busca Ativa Escolar, uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios desenvolvida para apoiar a gestão pública na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, foram visitados mais de 500 domicílios e efetivadas matrículas de 1.500 alunos que ainda não estavam oficialmente reinseridos no sistema de educação.
Projetos Especiais
Entre os projetos especiais desenvolvidos durante o ano de 2021, destaca-se o ‘Projeto Germinar’, que visa promover a elevação do nível de saúde da comunidade escolar, por meio de uma alimentação saudável, sem aditivos químicos, de alto valor nutricional e de baixo custo. O projeto permeia as várias interfaces da escola no sentido econômico, educacional, cultural, alimentar e na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e promove um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas.
As ETIs Aprígio Thomaz de Matos, Fidêncio Bogo e a Escola Municipal Lucia Sales se tornaram os primeiros polos de produção de ovos, panificação de pão e biscoito de queijo e produção de mandioca de mesa. Nas demais unidades, foram implantadas atividades agrícolas para uso interno e vivências pedagógicas práticas nos espaços produtivos. Com a intensificação do período chuvoso se iniciou o plantio de milho, mandioca e abacaxi.
Também implantado para fomentar a educação alimentar e nutricional, o projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ teve seu ponto alto em novembro, quando foram entregues premiações e certificados às unidades que mais realizaram atividades pedagógicas sobre o tema alimentação saudável, de acordo com as orientações da equipe de nutricionistas da Semed. O projeto teve como objetivo a conscientização por parte dos educandos para que se tornem multiplicadores de informação. Nesse primeiro ano, 16 unidades participaram efetivamente das ações.
Montados a partir do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que seria destinado à alimentação escolar, foram destinados aos alunos do Programa Bolsa Família, 14.121 kits de alimentação contendo produtos da cesta básica.