Estado
Posse de Fábio Monteiro como defensor público-geral no Tocantins será dia 4 de fevereiro
O defensor público de 1ª Classe e titular da 22ª Defensoria Pública Criminal de Palmas, Fábio Monteiro dos Santos, será empossado defensor público-geral no Tocantins para o biênio 2019/2021 em solenidade marcada para o próximo dia 4, às 9 horas, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. O Defensor Público foi eleito em novembro do ano passado com 95,2% dos votos dos membros da Instituição.
Uma equipe formada por defensores públicos realiza as atividades de transição, que contam com a participação do próximo Defensor Público-Geral. Reuniões com diversos setores da DPE-TO estão sendo realizadas, bem como o contato institucional com outros órgãos do Judiciário e, ainda, outros Poderes.
O período de transição também inclui o convite oficial para a solenidade de posse. Com essa finalidade, Fábio Monteiro já esteve no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Ministério Público Estadual (MPE) e no governo do Estado para, pessoalmente, fazer o convite. Em muitas dessas visitas, ainda em curso, ele foi acompanhado do atual defensor público-geral Murilo da Costa Machado, que não se candidatou à reeleição.
Durante as visitas institucionais, Fábio Monteiro tem dito que comandar a Defensoria Pública será uma missão de extrema responsabilidade que será cumprida com honradez.
Perfil
O defensor público de 1ª Classe Fábio Monteiro dos Santos é bacharel em Direito pela Universidade do Tocantins (Unitins). Especialista em Direito Civil, Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Tomou posse como defensor público do Estado do Tocantins em 2007. Foi diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Araguaína e membro do Conselho Superior da Defensoria Pública por um biênio. Foi eleito presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), para o biênio 2013/2015. Eleito pela segunda vez membro do Conselho Superior da Defensoria Pública 2015/2017. É defensor público titular da 22ª Defensoria Pública Criminal de Palmas, atualmente ocupa o cargo de Superintendente dos Defensores Públicos.