Cidades
Polícia divulga balanço da Operação Praia Segura na região Sul do Estado
Os dados do balanço feitos pela seção de planejamento da Unidade apresentam duas ocorrências de destaque. Portanto a temporada de praia foi tranquila para as pessoas que estiveram em um dos locais atendidos pelo 4º BPM.
Durante todos os finais de semana do mês de julho o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) realizou a Operação Praia Segura. O objetivo foi proporcionar maior sensação de segurança aos frequentadores das praias da região Sul do Estado. O balanço divulgado apresentou baixo índice de criminalidade nos locais atendidos pela Unidade.
Ao todo oito praias com programação oficial receberam o policiamento do 4º BPM: Praia da Tartaruga, Praia Grande, Praia Barra do Rio Verde, Praia do Croá, Praia Pôr do Sol, Praia Balneário Cachoeira, Praia da Moreninha e Praia do Retiro.
No intuito de reduzir acidentes de trânsito e evitar que pessoas com a capacidade psicomotora alterada conduzissem os veículos, o 4º BPM montou pontos de bloqueios nas principais vias de acesso às praias. A ação também visou inibir o tráfico de drogas, o porte ilegal de arma de fogo, dentre outros atos ilícitos.
Para a realização dos bloqueios a Unidade recebeu apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e da Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi (DMTS).
Nas areias das praias além do policiamento a pé e motorizado, o 4º BPM contou com o patrulhamento aéreo. Esta última modalidade foi realizada por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), através do helicóptero cedido pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO).
O trabalho desempenhado pela Polícia Militar, do planejamento a execução, resultou em poucos registros de crimes. De acordo com o balanço apresentado houve duas ocorrências de destaque, ambas aconteceram na Praia da Tartaruga: tráfico de drogas com detenção do menor envolvido e a outra lesão corporal.
Segundo o relatório apresentado pelo setor de planejamento de Operações do Batalhão, foram abordados 197 veículos e 235 pessoas. Nenhuma infração de trânsito foi registrada.
O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, afirmou que os dados positivos da Operação é reflexo do empenho da tropa em prestar um serviço à sociedade com eficiência. Ele ainda destacou a importância das parcerias com os órgãos de segurança, “receber o apoio de outras instituições foi primordial para obtermos êxito na missão”.