Cidades
Poder público e iniciativa privada se únem para limpeza das margens e do lago de Palmas
Força-tarefa acontecerá a partir das 7 horas deste sábado, 12, com ponto de partida do Píer 1 da Praia da Graciosa
Autor: Juliana Matos
Um dos principais cartões-postais do Tocantins, o lago de Palmas passará por limpeza de margens e leito. A Prefeitura de Palmas será parceira no próximo sábado, 12, de iniciativa do Projeto Limpa Lago, do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (CBM-TO). Estarão reunidos parceiros da iniciativa privada e órgãos estaduais e municipais. Às 7 horas, grupos serão divididos para realizar uma força-tarefa no recolhimento de resíduos às margens e dentro do lago. O ponto de encontro dos parceiros será a sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), no Píer 1 da Praia da Graciosa.
Serão realizadas caminhadas por toda margem desde a Praia da Graciosa até a Praia do Prata, além do aterro da Ponte da Integração e Amizade e busca submersa com apoio de mergulhadores do CBM-TO com apoio de uma embarcação.
Segundo a organização do projeto, a iniciativa recolheu em outubro do ano passado 3 toneladas de resíduos de toda natureza, incluindo computador, cadeira, bicicleta até latas, garrafas plásticas e de vidro.
A Prefeitura de Palmas irá colaborar com agentes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Guarda Metropolitana de Palmas e Guarda Ambiental, Fundação de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).
Além da Prefeitura de Palmas, estão entre os parceiros da iniciativa a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Polícia Militar (PM) e Polícia Ambiental, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a BRK e a Energisa.
Texto: Juliana Matos/Secom
Edição: Secom