Cidades
Palmas adere ao Programa Busca Ativa Escolar da Unicef
Sabemos que esta plataforma é uma ferramenta a mais para o Município trabalhar com eficiência e eficácia”, Cinthia Ribeiro
Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 27, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assinou a adesão do Município ao Programa Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento contou com a participação de representantes do Unicef, secretários municipais e alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré. O Busca Ativa Escolar é uma plataforma digital gratuita criada para apoiar gestores municipais e estaduais na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola.
“Estamos muito tranquilos ao assinar este documento por sabermos que a educação de Palmas conta com excelentes profissionais. Sabemos que esta plataforma é uma ferramenta a mais para o Município trabalhar com eficiência e eficácia e também, para assegurar que estas crianças exerçam esse direito de receber educação no ambiente escolar”, afirmou Cinthia Ribeiro.
A chefe do Território Amazônico da Unicef no Brasil, Anyoli Sanabria López, destacou que a gestão municipal é uma grande parceira do Unicef e que é uma satisfação atuar em defesa de crianças e adolescentes de todo o Brasil. “Estou feliz em estar aqui mais uma vez reunida com gestores e alunos e apresentando uma ferramenta de trabalho tão importante que é a Busca Ativa Escolar. Nesta plataforma vamos unir nossos esforços para combater a exclusão escolar. Vamos ter ali dados de áreas como saúde, educação, assistência social e outras instituições prontos para ser usados pelos gestores em ações de resgate destas crianças para o ambiente escolar”, explicou a representante do Unicef.
Dentro da plataforma Busca Ativa os municípios cadastram gestores de diferentes áreas para atuarem diversas etapas da ação. “Cada pessoa vai nos ajudar de uma forma, tem o agente de saúde, tem a diretora, tem o pessoal do conselho tutelar e, assim vamos fechando o círculo na devolução da cidadania a estas crianças”, afirmou o Oficial de Educação da Unicef, Angelo Damas.