Cidades
Novo Fórum de Gurupi será construído no Park Filó Moreira
Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito de Gurupi Laurez Moreira recebeu em seu gabinete o diretor do fórum de Gurupi, Dr. Elias Rodrigues dos Santos, e a equipe da diretoria de infraestrutura e obras do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO). O assunto durante a visita foi a confirmação do início de mais uma obra importante para a população gurupiense ainda em 2019: a construção da nova sede do fórum no Park Filó Moreira.
Acompanhado do Juiz Nassib Cleto Mamud, o diretor do fórum de Gurupi Dr. Elias Rodrigues destacou na ocasião a importância da obra. “É uma obra de muita importância para a população que será mais bem atendida, vai ter melhor comodidade com um prédio moderno. Nós sabemos que o prédio antigo já não atende bem a comunidade, não tem um espaço adequado, então a nova sede vai ser um local onde os servidores e o público em geral estarão mais bem acomodados”, disse.
Segundo o diretor de infraestrutura e obras do TJ-TO, Rogério José Canalli, a área em que o prédio será construído é de aproximadamente 9 mil m² e custará entre 25 a 30 milhões de reais. “É um projeto muito ambicioso, que será de um impacto visual muito grande, a ideia é que a população seja bem recebida quando entrar no prédio e que os servidores e magistrados se sintam confortáveis para desempenhar suas funções”, relatou.
Rogério falou também que o projeto está em fase de elaboração, mas que a obra será iniciada no segundo semestre de 2019 e concluída em um ano e meio. “Apesar da nossa empolgação para iniciar o mais rápido possível, devemos passar por todos os trâmites legais da legislação da Lei nº 8.666, que nos regulamenta com relação as licitações. Então a nossa previsão é iniciar no segundo semestre deste ano e concluir dentro de 18 meses”, explicou.
O Prefeito Laurez Moreira se mostrou entusiasmado com o início de mais uma grande obra em Gurupi. “Gurupi sempre sonhou em ter um fórum moderno, que realmente atenda a demanda da população de Gurupi. Então nós no primeiro momento tivemos a preocupação de viabilizar a área e conseguimos isso, depois passamos ao Tribunal de Justiça e agora o atual presidente já autorizou o início da obra. O engenheiro está aqui já elaborando o projeto e acredito que até o final do ano nós teremos o início desta grande construção que vai modernizar o poder judiciário da cidade de Gurupi”, afirmou.
O prefeito lembrou ainda que no início de fevereiro o Procurador-Geral do Tocantins, Dr. José Omar também esteve em Gurupi para anunciar a construção da sede própria do Ministério Público Estadual no Park Filó Moreira, também para início em 2019. “Obras como essas trazem emprego e riqueza para a cidade e eu fico feliz em ver isso, saber que Gurupi está passando por um momento de grandes construções, de obras importantes, e isso mostra a grandeza de Gurupi”, acrescentou Laurez.
Park Filó Moreira
O Park Filó Moreira é uma área localizada no trevo sul de Gurupi, as margens da BR-153, antigo DNIT. O local será o maior e mais completo complexo de órgãos públicos do Tocantins em uma área total de 140 mil metros quadrados.
No Filó Moreira serão construídas sedes próprias de órgãos como Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal (JF), Fórum, Câmara Municipal de Gurupi, DNIT e Ministério Público Federal (MPF), além de um centro de atividades do SESC. Para isso a Prefeitura de Gurupi arcou com todo o processo de desmembramento, caracterização, microparcelamento e urbanização da área.