Connect with us

Brasil

Nova versão do ID Jovem eleva expectativa de adesão de tocantinenses ao aplicativo

A ID Jovem possibilita meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual

Published

on

O evento foi realizado semana passada em Brasília, com representação de todos os estados

A nova versão do aplicativo Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, foi lançada pelo Governo Federal, no dia 10 de novembro, trazendo funcionalidades que buscam aumentar a adesão do público juvenil em todo o País. O documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.

Entre as novidades, o aplicativo agora conta com espaço para notícias e informações sobre cursos de capacitação e também políticas públicas de interesse dos beneficiários. Será permitido o armazenamento de mais de uma carteirinha por aparelho; a inserção de foto; a geração de QR Code; a ativação de notificações e a validação da ID Jovem por empresários.

A equipe da Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participou do lançamento da versão atualizada do aplicativo ID Jovem, em Brasília. Conforme o diretor de Políticas para a Juventude, da Seduc, Pedro Reis, a expectativa é que mais tocantinenses se cadastrem.

Antes mesmo da nova atualização, o Tocantins já registrou aumento em 2021 ao Programa. Em julho, dos potenciais beneficiários do Estado, 3,9% constavam no índice de adesão. No mês de outubro, o índice passou a ser de 5,48%, o que representa 7.359 cadastros ativos.

O Governo do Tocantins, por meio da Seduc, desenvolveu diversas ações de incentivo à adesão ao Programa, como lives e visitas às unidades de ensino, durante o mês das juventudes, celebrado em agosto, em alusão a datas comemorativas importantes para a promoção de políticas públicas para os jovens.

O diretor de Políticas para a Juventude, da Seduc, destacou que foram traçadas estratégias para que mais jovens possam ter acesso ao ID Jovem. “Em julho, participamos de uma reunião de todos os estados com a Secretaria Nacional de Juventude para que as ações referentes ao mês das juventudes e posteriores a ele tivessem foco na promoção do Programa para que mais jovens tenham acesso à cultura, esporte e lazer, de forma gratuita”, ponderou Pedro Reis.

Cadastro

Para ter acesso aos benefícios do ID jovem é necessário possuir cadastro único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses; possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos; e preencher o cadastro no site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

Também é possível baixar o aplicativo ID Jovem nas plataformas digitais Android e iOS.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas