Cidades
Naturatins terá atendimento de serviços e processos na Agrotins 2022
![](https://folhadotocantins.com.br/wp-content/uploads/2022/05/290845.jpg)
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) começou nesta terça-feira, 10, e prossegue até o sábado, 14. Durante os dias do evento, que ocorre no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participa com ações voltadas aos produtores rurais, empreendedores e consultores ambientais, além de prestar informações sobre a gestão das Unidades de Conservação (UCs). Os atendimentos iniciam às 9 horas e prosseguem até as 12 horas; à tarde, das 14 às 17 horas.
Nos cinco dias da Feira, o órgão ambiental do Estado realiza o Orienta Naturatins, com a oferta de diversos serviços, dentro os quais licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de fazer acompanhamento de processos já em tramitação no Instituto, por meio do Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam).
Este ano, a Agrotins tem como tema Integrar: Intensificar e Preservar e, para o presidente do Naturatins, Renato Jayme, é muito importante a presença do órgão ambiental na Feira, para atender produtores e empreendedores do Estado, entregando todos os serviços que são de competência do Instituto.
“O objetivo do Orienta Naturatins está alinhado às diretrizes do Governo do Tocantins, que é levar informações, dar celeridade aos processos de licenciamento e reduzir a burocracia, contribuindo com o seu desenvolvimento, com cuidado à preservação do meio ambiente”, explica Renato Jayme.
Durante a feira, técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins também participam com atendimento sobre questões relacionadas às UCs, uma vez que, em algumas delas, é possível a exploração de atividades econômicas, desde que observadas as restrições previstas em normas específicas.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.
Edição: Lenna Borges
Revisão Textual: Marynne Juliate