Cidades
Na rede municipal de ensino de Gurupi empreendedorismo vira matéria de sala de aula
Por Ascom Semeg
Alunos que estudam do 6º ao 9º ano, na rede municipal da educação de Gurupi terão acesso, a partir das disciplinas de História e Geografia, a conteúdos relacionados à educação e a cultura empreendedora. Numa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) desenvolve neste segundo semestre letivo as ações do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Em reunião foram definidas as etapas finais para implementação do programa nas escolas.
No decorrer da vigência a expectativa da SEMEG é que cerca de 5 mil alunos com idades entre 6 e 14 anos sejam atendidos pelo JEPP. “É um projeto que aborda temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tais como; cultura da cooperação, cultura da inovação, ética e cidadania”, disse a Diretora de Gestão Pedagógica da SEMEG, Marquilia Resplandes.
Formações
São nove cursos previstos e para isso, alguns professores da rede municipal passarão por formações presenciais preparatórias. Até agora, 120 professores concluíram essa etapa de preparação para estarem aptos a atuarem no programa. “É pequeno o número de professores que precisa finalizar essa etapa concluindo essa formação, e assim, poderemos concretizar esse trabalho. Queremos neste segundo semestre chegar ao ápice dessa parceria com o SEBRAE para que haja essa provocação do empreendedorismo junto aos nossos estudantes e fortalecimento dos professores que passam a trabalhar com educação financeira”, ressaltou Davi Abrantes, Secretário Municipal da Educação de Gurupi.
Entre os principais objetivos da proposta do JEPP, está o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica. “A educação empreendedora é algo apaixonante e quando ela começa já nas escolas, no ensino básico é certeza que vai dar bons resultados”, explica Thiago Milhomem, gerente regional do SEBRAE, ressaltando que todo o material didático para os alunos já foi adquirido.
Participaram ainda da reunião, diretores escolares das unidades que atendem o Ensino Fundamental nos anos finais, a coordenadora pedagógica, Cristiane Putêncio e supervisora pedagógica, Elislania dos Santos, ambas da SEMEG.