Estado
MPE adere aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
té o dia 10 de dezembro, a instituição divulgará em suas redes sociais mensagens diárias que visam contribuir para a desconstrução de uma cultura histórica de domínio e opressão e conscientizar para uma convivência harmônica entre homens e mulheres.

O Ministério Público Estadual (MPE) aderiu à campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o dia 10 de dezembro, a instituição divulgará em suas redes sociais mensagens diárias que visam contribuir para a desconstrução de uma cultura histórica de domínio e opressão e conscientizar para uma convivência harmônica entre homens e mulheres.
Além da mobilização por meio das redes sociais, a sede do MPE também iluminou-se de laranja, cor característica dos 16 dias de ativismo. Um grande laço laranja também foi afixado no interior do prédio, para que mulheres e homens imprimam suas assinaturas, aderindo simbolicamente à campanha.
No Ministério Público, a iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) e do Núcleo Maria da Penha, com apoio da Assessoria de Comunicação.
“A transformação de uma cultura de violência e dominação em uma nova cultura, de paz e respeito, requer ações diárias de conscientização. Nesse sentido, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma excelente oportunidade, que une pessoas e instituições em diversos países, em favor desse propósito”, avaliou a coordenadora do Caocid e do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira.
Dia Laranja – Celebrado no dia 25 de cada mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano no dia 25, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
-
Cidades3 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades3 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Cidades3 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Cidades3 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Política3 dias ago
Deputado Antonio Andrade ressalta na tribuna belo trabalho da Associação Vitória dos Bichos, em Gurupi
-
Política2 dias ago
Deputado Antonio Andrade é escolhido como coordenador do Republicanos na Comissão de Comunicação
-
Cidades3 dias ago
Inscrições para o Vestibular 2025/2 da Unitins iniciam nesta terça-feira, 8
-
Cidades3 dias ago
Ações de fiscalização e combate realizadas pelo Governo do Tocantins e pela Energisa reduzem em 60% quantidade de energia furtada no Tocantins