Estado
Metrologia Estadual faz testes e aprova Ovos de Páscoa
Foram testados produtos de seis fabricantes de chocolate e nenhum apresentou divergência de pesagem nos testes laboratoriais
Por Cejane Borges / Edição: Cláudia Peixoto | Governo do Tocantins
18/04/2022 – Publicado às 12h21
A Operação Páscoa, realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aprovou 100% dos ovos de chocolate nos testes laboratoriais.
Os ensaios metrológicos aconteceram no laboratório da pasta. A ação fez parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Foram testadas seis marcas Nestlé, Garoto, Lacta, Arcor, Havan, Texas e Topcau. Nenhum produto apresentou divergência durante a pesagem.
Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos ovos de Páscoa de diferentes tamanhos e formatos. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual, em nove perícias realizadas. Alguns testes contaram com a presença de representantes das marcas, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.
O Presidente da AEM, Rérison Castro, reitera a atuação do órgão em benefício da sociedade “a agência atua de forma preventiva para eliminar possíveis irregularidades e para garantir ao consumidor as compras seguras. O nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas e padrões legais”, destaca o presidente.
Pesagem
Para a realização dos testes de pesos, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze unidades de cada produto para os ensaios laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
O objetivo é averiguar a pesagem, a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos e verificar se eles de fato correspondem ao conteúdo.