Política
Membro do MPE participa de reunião com presidente do TSE e solicita apoio para eleição dos conselheiros tutelares
O coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude (Copeij) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, participou de reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, na tarde de segunda-feira, 25, ocasião em que foi solicitado apoio logístico da instituição nas eleições para composição dos conselhos tutelares dos municípios brasileiros.
Segundo relatou Sidney Fiori, a presidente mostrou-se sensível à solicitação, inclusive tendo se comprometido a instituir um grupo de trabalho, que avaliará as possibilidades de participação do TSE na realização do pleito. A primeira reunião do grupo ocorrerá nesta terça-feira, 26.
Segundo foi sugerido à presidente, o Tribunal Superior Eleitoral pode contribuir, principalmente, cedendo as urnas eletrônicas – à totalidade dos municípios ou somente àqueles com população a partir de 20 mil habitantes. Neste segundo caso, nas cidades menores seriam utilizadas urnas de lona, também de propriedade do TSE.
Segundo foi proposto inicialmente pelos participantes da reunião, o tribunal pode contribuir também em outros termos, cedendo apoio técnico, listas de eleitores, listas das seções eleitorais, entre outros pontos. Todas as sugestões serão avaliadas pelo grupo de trabalho.