Cidades
Instituto 20 de Maio capacita agentes de iluminação pública em serviços de eletricidade
Norma regulamentadora NR 35 será próxima formação nos dias 21 e 22 de agosto
Visando neutralizar os perigos e os riscos no ambiente de trabalho, bem como diminuir a ocorrência de acidentes, doenças ocupacionais e promoção de um ambiente de trabalho saudável, a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), realizou formação sobre a Norma Regulamentadora NR 10, ao longo de duas semanas com finalização nesta sexta-feira, 18. Ao todo, 50 servidores concluíram o treinamento que deve ser realizado a cada dois anos.
De acordo com o instrutor Kássio Renê Dias, que ministrou o curso durante o período da manhã, além da vivência diária é primordial que os agentes conheçam a teoria envolvida em suas funções. “Por se tratar de uma atividade altamente periculosa, os fundamentos técnicos que os servidores aprendem com essa qualificação são essenciais para agregar na experiência prática do dia a dia”.
Durante a atualização, foram apresentadas normas técnicas, equipamentos de proteção individual e coletivo, riscos em instalações e serviços com eletricidade, assim como as medidas de controle mitigatórias.
“A normativa exige que a cada dois anos os servidores que executam atividade em rede elétrica façam esse curso de reciclagem, o que é bom até para a própria atualização sobre a lei e posteriormente também revisar os procedimentos de segurança”. Afirma John Henderson Santos que ministra a formação no período da tarde.
Dando continuidade aos treinamentos obrigatórios, durante os dias 21 e 22 de agosto, os servidores participarão da formação na Norma Regulamentadora NR 35, que trata dos riscos de queda para serviços realizados em altura.