Cidades
Hospital Dona Regina recebe revitalização da sala “Mãe Nutriz”
Espaço é utilizado pelas mães e pais de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intensivos
Um espaço para descansar, conversar, assistir televisão, ler e consequentemente sair um pouco da rotina hospitalar. Esse é o papel da sala Mãe Nutriz, que funciona no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e foi totalmente reformada através de uma parceria com a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e foi entregue no último dia 29.
O local que ganhou armário com chave, televisão, sofás novos, mesa para aula de artesanato e refeições, livros, cadeiras e puffs, é frequentado diariamente por uma média de 30 pessoas, entre pais e mães de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intensivos (UCI).
Segundo a diretora geral do HMDR, Débora Petry, contar com a parceria do Sicredi foi de grande valia. “Eles vieram e ouviram as necessidades apontadas por quem utiliza o espaço e o resultado ficou lindo e funcional”, elogiou.
Na maternidade há dois meses, aguardando a recuperação da pequena Maria Heloisa, a dona de casa Eline Rodrigues da Silva, conheceu as duas versões da sala (antes e depois da reforma) e aprovou o resultado. “Ficou maravilhoso após a reforma, tudo lindo, confortável e mais organizado. Eu gosto de vir aqui, porque é um momento de descontração e até para trocar experiências com as outras mães”, disse.
A auxiliar de serviços gerais, moradora de Caseara, Ingrid Almeida, está a três dias na maternidade aguardando a alta da filha Yasmim e se disse encantada com o espaço. “É a primeira vez que venho aqui e gostei muito, é muito lindo, espaçoso e aconchegante, nos ajuda a descansar da rotina de espera”, afirmou.
A ideia
O gerente da agência do Sicredi em Palmas, Júlio Cezar Leite Ferreira, explicou como surgiu a ação. “A Sicredi tem uma política que busca fazer com que as riquezas geradas beneficiem a comunidade no município em que está instalada e como parte das comemorações do Dia C, que é o Dia do Cooperativismo celebrado em todo dia seis de julho, e antecipamos a ação de nossa agência com esta inauguração”.
Ainda segundo o gerente, a ideia inicial era doar roupas e fraldas, para as mães carentes da maternidade. “Quando contatamos a direção da maternidade, nos apresentaram o espaço que estava com os móveis deteriorados. uma arquiteta parceira fez o desenho de como fazer o mais aconchegante possível e pedimos ajuda aos nossos associados e colaboradores para colocar o projeto em prática”, acrescentou.