Estado
Hemorrede alerta sobre mensagem falsa em redes sociais e conclama doadores
Mensagem falsa fala sobre o fechamento da unidade de coleta em Porto Nacional; Para garantir estoques Hemorrede tem realizado blitzen e campanhas para doação
A Hemorrede Tocantins esclarece à população que uma mensagem divulgada nas redes sociais em que fala sobre o fechamento da unidade de coleta em Porto Nacional é falsa. Ao contrário do que foi noticiada, a unidade mantém as importantes parcerias com as entidades colaboradoras e a participação valorosa dos voluntários que sempre mantém os estoques capazes de atender a demanda por hemocomponentes.
Segundo a superintendente que responde pela Hemorrede do Estado do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta. “Temos como princípio a busca da doação voluntária de sangue, envolvendo a população, formando parcerias com universidades, municípios, fundações, empresas, instituições religiosas entre outras, garantindo o fornecimento de hemocomponentes, sendo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nosso cliente preferencial”, destacou.
Diante do proposto, a Hemorrede mantem unidades de coletas em Palmas, Araguaína, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional. Em Palmas e Araguaína, o horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 7 horas da manhã às 18 horas e aos sábados das 7 ao meio dia . Em Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional o funcionamento é de segunda à sexta, das 7 às 12 horas.
Para garantir os estoques abastecidos, principalmente antes do período do carnaval, que acontece no próximo final de semana, a Hemorrede Tocantins tem realizado blitzen e campanhas e pede aos voluntários que compareçam a um hemocentro mais próximo para efetuar a doação.
Além da preocupação em manter os estoques abastecidos para o período festivo que lamentavelmente acarreta no aumento da necessidade por bolsas de sangue, a Hemorrede destaca que as doações devem ser feitas regularmente, porque os hemocomponentes produzidos a partir do sangue coletado dos doadores têm validades distintas. “Plaquetas tem validade de cinco dias apenas e o concentrado de hemácias de 35 dias. Por isso, o ideal é que as doações sejam distribuídas durante o mês para garantir um estoque seguro em todo o período”, explicou o biomédico da Hemorrede, Edmar Teodoro.
Lembrando que os intervalos entre cada doação é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
Quem pode doar
O candidato à doação deve ter entre 16 e 69 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação). Todo doador deve apresentar um documento oficial com foto. O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade e peso mínimo de 50 Kg. É importante não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas que antecedem a doação.