Política
Estado inaugura Central de Atendimento à Mulher 24 horas e a sede da 1ª Denarc
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), iniciou a semana com duas grandes e importantes inaugurações em benefício da sociedade tocantinense. A primeira, a Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM 24 horas), no Setor Santa Fé, região sul de Palmas, que já está em funcionamento desde ontem, terça-feira, 22, e sua prioridade é prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência. A outra unidade inaugurada foi a da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que é responsável pelo combate ao narcotráfico no Estado. Durante as inaugurações, CAM 24 horas e Denarc receberam kits para realização de oitivas na modalidade audiovisual.
Central de Atendimento à Mulher 24 horas
Presentes na solenidade de inauguração da Central de Atendimento à Mulher 24 horas, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, a Delegada-Geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa, representantes do Legislativo Estadual, delegados, agentes, escrivãos, demais autoridades e a comunidade. O Vice-Governador externou sua satisfação em inaugurar a nova CAM 24 horas e ressaltou as políticas de combate de prevenção e combate à violência contra mulheres no Tocantins. “O Governo do Tocantins é sensível a essa causa e tem demonstrado interesse em aumentar e aparelhar os ambientes de proteção para que a mulher se sinta amparada e segura para fazer uma denúncia, porque o local é preparado para ela. As pessoas aqui são preparadas e qualificadas para lidar com essa situação”, frisou.
Na solenidade o secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, ressaltou o importante momento de vitória para todos, para a Polícia, para a sociedade e todos os que se sensibilizam pela causa, como parlamentares e órgãos de defesa. “As mulheres passam agora a ter permanentemente uma porta aberta, a qualquer hora do dia ou da noite para reclamar quando sofrer alguma agressão. É nossa obrigação enquanto Estado atender bem, proteger a todos e principalmente os vulneráveis. A segurança publica esta preocupada em melhorar em todos os aspectos possíveis”, ressaltou.
Em seu pronunciamento, a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa, explicou que a escolha da sede da CAM 24 horas se deu em função da maioria das agressões e crimes (73%) contra mulheres terem ocorrido na região sul de Palmas. “Estamos entregando um projeto que foi sonhado por todos e hoje é uma realidade, não podemos parar de lutar em defesa da mulher vulnerável”, pontuou a Delegada-Geral ao ressaltar que no local as mulheres receberão atendimento humanizado e especializado.
Denarc
Com uma estrutura moderna e planejada para oferecer melhores condições de investigações relacionadas ao combate à criminalidade no Tocantins, a nova sede da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) representa o esforço do Governo do Tocantins na prevenção e combate ao tráfico de drogas. Elevada ao status de Divisão, a nova unidade da Denarc encontra-se no prédio do Governo Estadual e só neste ano efetuou 172 prisões e várias operações para desarticular o crime organizado. A nova sede, que fica na quadra 106 Norte, além de oferecer melhores condições de trabalho aos policiais irá gerar uma economia de mais R$ 40 mil reais anuais ao erário.
Para o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o novo prédio representa também um ambiente confortável para o trabalho e uma economia para o Estado, uma vez que está instalado em uma sede pública. O Vice-Governador destacou também a importância organização das Forças de Segurança no combate ao crime para que o Estado seja mais tranquilo e assegure proteção à sociedade.
Já o secretário Cristiano Sampaio, destacou que as inaugurações da CAM 24 horas e da Denarc, além da realização da 1ª edição do Programa de Qualificação de Gestores, realizada pela manhã no auditório do Tribunal de Justiça, representam o esforço da Segurança Pública em colocar em execução as diretrizes do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social ( Pesse). “É um conjunto de esforços que vem sendo feito sistematicamente para termos uma Segurança mais eficiente, atentando para aquele que é o valor maior da segurança que é o policial, estamos oferecendo boas condições de trabalho e isso representa respeito e valorização”. Na oportunidade, o Secretário e o Vice-Governador fizeram a entrega simbólica ao delegado, Guido Camilo, das chaves de cinco novas viaturas que serão utilizadas no combate ao crime organizado e destinada a Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoas (DHPPs).
Para o titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Evaldo Gomes, a nova sede da Denarc representa um progresso e une em um mesmo espaço as demais unidades vinculadas à Dracco: a Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) e Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “Estamos gratos ao dar esse passo de progresso e reiteramos o objetivo de termos uma polícia de ponta” destacou o diretor.
O titular da 1ª Denarc, delegado Emerson Moura, destacou que, além de oferecer um espaço mais amplo, a nova sede conta com uma entrada separada para os investigados. O Delegado ressaltou ainda que a nova sede é um sonho realizado.