Cidades
Festival do Chambari foi um sucesso em Paraíso
A Praça da Cultura José Torres, no centro de Paraíso do Tocantins, recebeu nas noites do último sábado (20) e domingo (21), a 1ª edição do Festival do Chambari, evento foi promovido pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE Tocantins. O Festival teve o objetivo de valorizar um dos pratos mais tradicionais da região e fomentar os empreendedores do ramo da culinária.
Ao todo, 20 expositores comercializaram seus pratos, que vão desde o Chambari Tradicional, a experimentos culinários, como pizza, coxinhas e pastéis, utilizando o chambari como ingrediente. Além da culinária, o público presente também pode prestigiar os shows musicais da banda A Máquina do Tempo e da dupla sertaneja, Tiarles e Taiann, no sábado e da banda Brisa.com, no domingo, além de área recreativa para crianças, com camas elásticas e brinquedos infláveis.
Para o Prefeito Moisés Avelino, o Festival celebra mais uma importante parceria com o SEBRAE. “Este festival foi um sucesso, sendo mais uma importante parceria com o SEBRAE, que beneficia nossos pequenos empresários, que podem vender seus produtos e torná-los conhecidos, e por outro lado, o público comparece, compra e se divertir com todas as atrações do evento”, destaca Avelino.
O Vice-prefeito, Celso Morais, ressaltou os bons resultados do Festival. “Muito satisfatório o resultado deste evento, com uma presença boa de público e os comerciantes vendendo todos os seus produtos. Considero esta ação, algo muito bonito, que nos deixa feliz em estar contribuindo com a realização deste evento, que com certeza se transformará tradição em Paraíso”, enfatiza.
Já o Superintendente do SEBRAE Tocantins, destacou a parceria da instituição com o município de Paraíso. “Estimular o pequeno empresário a ganhar dinheiro é a nossa missão, e quando encontramos parceiros, que tem essa mesma ideia e credibilidade, como a Prefeitura de Paraíso, a ação dá muito certo”, comemora Omar Hennemann.
Além do Chambari, a praça de alimentação também contou com barracas de chopp, doces, açaí, sorvete e pipoca. Para Alexandre Oliveira, da barraca Chambari do Chandão, o evento surpreendeu os comerciantes. “Eu tinha uma boa expectativa, mas não esperava que seriam tão boas as vendas, pois logo no primeiro dia, consegui vender tudo em poucas horas”, ressalta.
Cidades Digitais começou a funcionar
Durante o evento, o público presente pode se conectar à internet gratuitamente, através do programa Cidades Digitais, que realizou testes no local, disponibilizando conexão wi-fi para todos que estivessem na Praça da Cultura José Torres. O Projeto, ainda está em fase de testes em Paraíso.
Turistas e secretário do município de Porto Nacional prestigiam último dia da atração
A comunidade, compareceu ao evento em massa, deixando organizadores e expositores satisfeitos com o resultado. Além de ter atraído outros municípios do Tocantins e de outros Estados.
Vertinho Oliveira, governador do Rotary Internacional, veio da cidade de Formosa-GO para passar o final de semana em Paraíso. Ao tomar conhecimento do Festival experimentou alguns pratos, aprovou o evento, parabenizou a organização e afirmou que “não poderia voltar para o Goiás sem participar da exposição gastronômica”.
Quem também esteve na estrutura montada na Praça José Ribeiro Torres foi o secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade de Porto Nacional. Arnaldo Bahia afirmou que “o evento chamou a sua atenção e serviu de inspiração e referência para que seja realizado algo semelhante em Porto”.
Feito em parceria com o SEBRAE a atração “será inserida no calendário da programação de aniversário do município em 2019”, garantiu a diretora de Meio Ambiente e Turismo, Patrícia Nascimento. Já Mariana Fernandes, analista técnica do SEBRAE, informou que a “a instituição prega pelo desenvolvimento dos pequenos negócios e crê que as empresas de Paraíso precisam de momentos especiais como este. Então, a união o SEBRAE e Prefeitura serviu para trazer um momento de desenvolvimento, aprendizado e negócios”.