Cidades
Estudantes de Gurupi escolhem a Defensoria para entenderem a atuação de instituições públicas
Qual o papel de uma instituição pública na sociedade? Qual o porquê de sua atuação e como funciona esse trabalho no dia a dia a fim de garantir direitos e serviços a quem precisa? Questionamentos como esses foram respondidos nesta quinta-feira, 1º, pela defensora pública Lara Gomides, a estudantes do 3º ano do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, no Sul do Estado. Eles escolheram a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) para uma atividade escolar que vai ajudá-los a compreender a atuação de diferentes organizações e entidades na sociedade.
Acompanhados da professora de Sociologia Ivonete Viana da Silva Arruda, os estudantes estiveram na unidade da DPE-TO em Gurupi e foram recebidos por Lara Gomides, que falou sobre a missão da Defensoria e a atuação da DPE a fim de garantir direitos e acesso à Justiça para todos os cidadãos. “Foi uma ótima oportunidade para aproximar a Instituição da sociedade mostrando qual o papel da Defensoria em favor do cidadão”, destacou a Defensora.
Os estudantes disseram que foi a primeira vez deles na DPE-TO, bem como o primeiro contato mais próximo com a Instituição. A atividade escolar, coordenadora pela professora que os acompanhou, consiste em conhecer quatro instituições que se inserem na sociedade: família, igreja, Estado e sociedade organizada. A DPE-TO foi escolhida pelos estudantes no quesito “Estado”, considerando que a Instituição é pública.
A proposta é que a visita leve a um documentário produzido pelos próprios estudantes.