Cidades
Escolas palmenses entregam certificados do curso de formação de fiscais
Alunos contribuem na manutenção da disciplina, auxiliam no desenvolvimento de atividades e servem de exemplo de postura e conduta aos demais colegas
A Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Jardim Aureny III, e a ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1306 Sul), promoveram nesta sexta-feira, 5, a formatura dos alunos que participaram dos cursos de formação de fiscais. Selecionados entre os melhores alunos dos 8º e 9º anos na avaliação de professores e monitores, os formandos passaram por um curso de dois meses embasado no regimento interno das unidades. Eles prestam ações de apoio na manutenção da disciplina, auxiliam no desenvolvimento de atividades e servem de exemplo de postura e conduta aos demais colegas. A banda da Guarda Metropolitana de Palmas abrilhantou as duas solenidades.
Na ETI Eurídice Ferreira de Mello, onde a secretária da Educação Fátima Sena foi representada pela superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa, foram 20 alunos formados. Eles receberam os certificados de conclusão do curso das mãos dos pais, que prestigiaram o evento, e os braçais de fiscal das mãos da diretora Cícera Mota. “A atuação destes excelentes alunos é muito importante como auxiliares da gestão escolar, mas também formam um grupo íntegro que defendem o bom nome da escola”, considera Cícera.
Yasmim Martins é aluna do 9º ano e uma das formandas. Para ela, participar do curso e se tornar fiscal é uma oportunidade que deve ser valorizada, pois além de contribuir com o bom andamento da escola ainda beneficia os que participam. “É uma forma de assumir responsabilidades e corresponder a elas”, acredita.
A solenidade na ETI Almirante Tamandaré teve como representante da secretária Fátima Sena a superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice Moura. A formatura também aconteceu na quadra esportiva da escola e reuniu alunos das turmas mais avançadas e familiares para prestigiar os 30 alunos que se formaram. Amanda Silva, do 9º ano, é uma das formandas na turma anterior de fiscais, e avalia a atividade como promissora. “É uma experiência para a vida toda. O que aprendemos no curso e também durante o tempo em que atuamos como fiscais certamente iremos levar para sempre, em outras escolas e ambientes”, disse.
A diretora Idelma Pereira explica que o curso tem participação de diversos setores da sociedade, como o empresariado, as instituições de ensino e as forças de segurança. Ela considera que a formação dos fiscais é de extrema importância para a escola, mas sobretudo para os próprios alunos. “Eles se sensibilizam quanto à importância das boas relações, do autoconhecimento e da autodisciplina, entre outros valores. Vale a pena investir nesta formação”, finaliza.