Cidades
Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde participam de capacitação sobre sondas de alimentação e urinária
Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, na base do Samu
Na manhã desta quinta-feira, 10, os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Palmas participaram de uma capacitação sobre atualização de sondagem nasoenteral, gastronomia, sonda vesical de demora e cistostomia na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) localizada na região sul da Capital.
O curso é uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu e a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp). A segunda turma receberá a capacitação na sexta-feira, 11, de 8 às 12 horas.
A coordenadora do NEU e enfermeira, Karlla de Souza Luz, disse que o intuito do treinamento é capacitar os profissionais da saúde sobre as trocas de sondas. “O objetivo do é o aperfeiçoamento dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, tendo em vista a demanda que eles têm de pacientes que vão até a unidade de saúde para buscar a troca de sondas ou até mesmo por prescrição do profissional médico, a instalação dessa sonda vesical.”
A coordenadora ressalta ainda que o curso foi ministrado por especialistas nas temáticas apresentadas no curso. “Convidamos duas profissionais com experiência para poder trazer esse assunto e diminuir com isso a demanda de pacientes que buscam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para fazer a troca de sonda.”
O enfermeiro residente Antônio Augusto Apolinário Sales Vaz participou da capacitação e ressaltou sobre a importância das temáticas apresentadas.
“Hoje sobre a atualização de sondagens foi um momento de muito aprendizado e atualizações necessárias para nós enfermeiros, enquanto profissionais da Atenção Primária à Saúde. Tivemos de início um momento teórico traçado junto à realidade do município e logo após o momento prático bastante pertinente e rico nos detalhes”.
Jussara Dias Queiroz Brito, enfermeira do Ambulatório de Atenção à Saúde (Amas), ministrou os temas: sonda vesical de demora e cistostomia. Já a enfermeira da Equipe de Terapia Nutricional, Agna Silva Araújo Souza, apresentou sobre a atualização sobre sondagem nasoenteral e gastronomia.
Cofen publica nova normativa sobre sondagem
Dentre os temas debatidos, está a aprovação pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) sobre a Resolução 680/2021, na qual atualiza e acrescenta novas regras sobre o procedimento de sondagem vesical.
A norma mantém as disposições da anterior, porém acrescenta a regra de que o procedimento de sondagem vesical deverá ser realizado pelo enfermeiro com a presença obrigatória do técnico de enfermagem, o que deve ser responsabilidade do profissional de nível médio de enfermagem, para trazer mais segurança ao paciente.