Estado
Encontro reúne gestores da Polícia Científica do Tocantins para alinhamento do plano de gestão
O evento contou com a presença de representantes dos oito núcleos regionais da Polícia Científica, chefes de Núcleos de Perícia Criminal, Papiloscopia e Medicina Legal
Com vistas a apresentar o plano de gestão da polícia científica para 2019 e realizar o alinhamento estratégico de toda sua força de trabalho, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da superintendência da polícia científica, finaliza nesta terça-feira, 16, o II Encontro Estadual de Gestores da Polícia Científica. O evento, iniciado nessa segunda, 15, contou com a presença de representantes dos oito núcleos regionais da Polícia Científica, chefes de Núcleos de Perícia Criminal, Papiloscopia e Medicina Legal.
“O objetivo foi impactar os profissionais que estão em cargo de gestão, a fim de motivá-los a desenvolver ações para avançar as metas do Plano de Gestão da Superintendência de Policia Científica, que está alinhado ao Plano de Gestão do nosso secretário. Além disso, buscamos despertar em cada um o sentimento de pro-ação para que eles possam buscar um resultado positivo na gestão, porque somente, assim, nossa instituição vai crescer e conseguiremos produzir bons resultados”, destacou a Superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Nelsiane Martins Parente Azevedo.
Ainda segundo a superintendente, a Polícia Científica passa por um processo de padronização em nível nacional, e o Tocantins está a frente nesse processo. “Estamos lutando para alcançar metas que enriquecerão e subsidiarão uma Polícia Cientifica melhor. Procuramos também trabalhar a parte emocional, para que todo servidor sinta-se motivado a unir sua sensibilidade com o desenvolvimento intelectual, para uma gestão eficaz e diferenciada”, disse.
A delegada de Policia Civil, Ludmila Barreto, que atualmente é diretora da Escola Superior de Polícia (ESPOL), apresentou, na oportunidade, o planejamento das ações do órgão ao longo deste ano, de modo que os gestores da Polícia Científica reconheçam os projetos que podem ser aprimorados na capacitação de peritos oficiais, papiloscopistas e médicos legistas. Recentemente a Academia de Polícia se elevou ao status de Escola Superior, isso ofereceu possibilidades de crescimento no campo da formação, qualificação, especialização e pesquisas.
“Estamos trabalhando com diagnóstico, planejamento e ação para que possamos em um futuro próximo ter uma escola com nível de excelência para os servidores da Segurança Pública. Tenho certeza que esse encontro somará positivamente com os diversos segmentos de atuação policial e de todo o corpo de servidores da Secretaria da Segurança Pública”, afirmou Ludmila.
O secretário de segurança pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, ressaltou que em pouco mais de 100 dias, a SSP conseguiu diminuir os gastos em 50%, aumentando ainda as estruturas administrativas. “Agora é o momento de iniciar os investimentos e modernização das unidades, vamos implementar uma pesquisa junto aos policiais civis sobre as prioridades que eles julguem importantes para execução do trabalho, o objetivo é valorização dos profissionais. Esse evento é de extrema importância para o diagnóstico dessas demandas e planejamento de ações com a reunião de gestores da Polícia Científica de todo o Estado”, disse.
Além da cerimônia de abertura, o primeiro dia de evento foi marcado pela palestra motivacional da Master Coach, Thirzá Miranda, com o tema “Escreva o Sucesso de Sua Gestão”, que atraiu platéia de aproximadamente cinqüenta servidores.
Encerramento
Palestras como A importância da prova pericial na persecução penal ministrada pelo advogado Cristian Sendic Sudbrack; Automação e Informatização dos Órgãos Periciais, com o perito oficial do Tocantins Thiago Magalhães de Brito Rodrigues; e a apresentação dos Sistemas PAPI e ABIS pelos papiloscopistas Naides César Silva e Gleyson de Souza Sales, acompanhados do analista em Tecnologia da Informação, Rafael Pereira Trancoso Borges, iniciaram a programação do segundo dia de evento, que foram seguidos de explanações de casos relevantes de cada Instituto da Polícia Científica do Tocantins.
Por fim, houve também a apresentação à Superintendência das estratégias de implementação do Plano de Gestão 2019 e dos projetos elaborados pelas Diretorias.