Estado
Em Filadélfia, produtor investe no sistema agroflorestal e aumenta produtividade com assistência técnica do Governo do Tocantins
Parceria entre a extensão rural, pesquisa e produtor proporcionou o aumento da produção de frutas em cerca de 40%, na Fazenda Mara Rosa
O Sistema Agroflorestal é uma das alternativas para o desenvolvimento da produção agrícola, na região norte do Tocantins. A prática consiste em plantios consorciados com culturas de ciclos mais longos, a exemplo das frutas; e as culturas anuais, como hortaliças e milho.
Na Fazenda Mara Rosa, localizada no município de Filadélfia, do agricultor Lyndon Johnson Araújo Medeiros, com a assistência técnica do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a diversidade produtiva garante o consumo da família e a venda no comércio local, feiras e nos programas institucionais do Governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar.
De acordo com a engenheira agrônoma, Joelma Pontes Maia, do escritório local do Ruraltins, há três anos, a fazenda faz parte das propriedades rurais assistidas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) na modalidade Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), o qual proporcionou a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) no sistema agroflorestal, em uma área de 2 hectares, envolvendo plantio consorciado e a rotação de culturas.
“Na fazenda, já existia um consórcio de frutas com hortaliças e mandioca irrigada, mas com muita deficiência quanto ao manejo correto do solo e pobreza de nutrientes. Em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, visitamos o local e levantamos o diagnóstico da área e iniciamos a coleta de solo para análise. Mediante à interpretação dos dados, mostramos ao agricultor como aumentar a produção e diminuir os problemas com pragas e doenças, tendo os recursos naturais a seu favor. Além disso, orientamos sobre a necessidade de melhorar a fertilidade do solo, indicando a correção certa para as novas culturas, assim como o tipo de irrigação ideal e onde cada cultura seria implantada dentro da área. Hoje, a propriedade conta com uma produção significativa envolvendo o cultivo de banana, cupuaçu, melancia, goiaba, tangerina, cajá, abóbora, acerola, melão, milho e mamão. E agora, vamos entrar com o maracujá. Sempre estamos fazendo a rotação de culturas para que a matéria orgânica produzida mantenha a cobertura do solo e o sistema seja cada vez mais produtivo”, avalia.
Conforme o produtor, com o apoio do Ruraltins, ele faz a adubação e a irrigação com mais eficiência e de forma sustentável. Com isso, o número de culturas e a produção de frutas aumentaram cerca de 40%. “Desde que a assistência técnica chegou aqui, por meio do Ruraltins, a condução do sistema melhorou muito, em termos de adubação e fertilidade do solo, principalmente no plantio de abóbora e melancia. Animado com o resultado do SAF [Sistema Agroflorestal], entrei na área de avicultura e já implantei um aviário com mais de 400 aves para produção de carne e ovos. O município conta com o Selo de Inspeção Municipal e estou com o projeto pronto para instalar um abatedouro de aves e, assim, a gente vai evoluindo”, pontua.
Sistemas Agroflorestais
Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) têm como principal objetivo otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, ao recuperar a fertilidade do solo, permitir a sucessão das colheitas o ano inteiro e manter a nutrição do solo.
Plano ABC
O Ruraltins conta com 60 técnicos capacitados continuamente e 38 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) implantadas em 36 municípios, por meio do Plano ABC. O Tocantins é considerado referência nacional, no ABC, em função dos resultados alcançados e, ao longo dos anos, vem contribuindo para o desenvolvimento contínuo de uma agropecuária sustentável.
O Plano é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Presença do Ruraltins
O Ruraltins, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio dos escritórios locais, tem atuação e abrangência em todos os municípios tocantinenses. Essas unidades são coordenadas e supervisionadas por sete Escritórios Regionais, localizados nas cidades de Araguatins, Araguaína, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga. O escritório central, sede da administração geral do órgão, está localizado em Palmas.
Atualmente, o órgão conta com 655 servidores, entre homens e mulheres que levam, direta e indiretamente, às boas práticas de produção agrícola, ao difundir novas tecnologias, bem como gerar renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.