Política
Eleição Suplementar Pugmil: Três candidatos solicitaram o registro de candidatura
Votação acontece no dia 2 de fevereiro
Com votação marcada para o próximo dia 2 de fevereiro, três candidatos solicitaram registro de candidatura para concorrerem na eleição suplementar do município de Pugmil. Para o cargo de prefeito, se cadastraram junto ao cartório da 7ª Zona Eleitoral os candidatos Dircineu Francisco Bolina (PSDB), Nazaré Amâncio de Souza (Cidadania) e Valmor Hagestedt (PSB).
Conforme o calendário eleitoral, o prazo para apresentação de impugnações das candidaturas é de cinco dias após a publicação do edital, conforme Lei nº 4.737/65, art. 97 e Lei Complementar nº 64/90, art. 3º. Já os pedidos de registro de candidaturas deverão ser julgados até o dia 26 de janeiro. Para acompanhar a situação das candidaturas.
A votação será no dia 2 de fevereiro e os eleitos serão diplomados até o dia 14 de fevereiro.
Entenda
A eleição suplementar acontece após o julgamento de uma Reclamação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro deste ano, mantendo a decisão do TRE-TO que cassa os diplomas de Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes e Elton Barros Coelho, eleitos em 2016, em decorrência de captação e gastos ilícitos de recursos e abuso de poder econômico na campanha.
Em 2 de dezembro de 2019 a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou a Resolução nº 458/2019, que fixou as datas do calendário eleitoral e traz instruções relativas ao pleito.