Cidades
Educação de Palmas orienta unidades de ensino a optarem por atividades que minimizem o calor
Recomendação foi devido ao alerta vermelho previsto para esta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia que o Tocantins
Com o aumento da temperatura e baixa umidade do ar nos últimos dias, escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas foram orientados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) a promoverem atividades que diminuam o calor e proporcionem mais conforto térmico às crianças e aos estudantes. A recomendação às escolas foi uma das ações tomadas, após divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia que a Capital, assim como o restante do Tocantins, estão em estado de alerta vermelho para altas temperaturas e baixa umidade desta segunda-feira,18, até o dia 24 de setembro.
Dentre algumas medidas sugeridas às escolas estão: a suspensão de atividades que exijam esforço físico, utilização de roupas mais leves, além das merendas servidas nas escolas para serem uma alimentação saudável, dando preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, recomendado pelo Ministério da Saúde.
Segundo o chefe da divisão de alimentação escolar da Semed, o nutricionista Rodrigo Miranda, alimentos como verduras, legumes, frutas, carnes, leites e derivados, possuem bastante água em sua composição e essa água também hidrata o corpo. “Cerca de metade da quantidade de água que o corpo precisa diariamente, vem dos alimentos. E esses tipos de alimentos são os que mais contribuem para a questão da hidratação.”, orientou.
Segundo o diretor de ensino fundamental da Semed, Daniel Tramontini, as orientações a todas as unidades educacionais da rede tem como foco conscientizar a comunidade escolar e estimular ações que amenizem o calor e malefícios que este período pode trazer à saúde física dos alunos, professores e servidores que atuam nas unidades de ensino. “Orientamos que as unidades mantenham os ambientes ventilados e arejados, uso de roupas leves e claras, realizar atividades que exijam menos esforço físico e ingestão de alimentos saudáveis, como sucos, frutas, dentre outras ações”, citou alguns pontos.