Política
Deputado Gleydson mobiliza Assembleia por redução de prazo para duplicação da BR-153
Após a realização de audiência pública nesta terça-feira, 3, em Gurupi, sobre a nova concessão da rodovia BR-153, o deputado estadual Gleydson Nato (PHS), líder do Governo, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão matutina desta quarta-feira, 04, para falar sobre a duplicação da BR 153, no trecho de 624 quilômetros que liga Aliança (TO) à Anápolis (GO). As informações repassadas pelos técnicos na audiência geraram descontentamento na população, devido a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informar que a duplicação do trecho no Tocantins só ocorreria 20 anos após a assinatura do contrato de concessão e o início da cobrança do pedágio.
O deputado Gleydson Nato discordou deste longo prazo proposto pela ANTT e solicitou que esses prazos sejam reduzidos e que o início das obras ocorra logo após a assinatura do contrato de concessão da rodovia.
Segundo o deputado, o governador Mauro Carlesse já está solicitando ao Ministro da Infraestrutura Tarciso Gomes de Freitas, ao diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior e à bancada federal do Tocantins, a redução dos prazos do início da duplicação.
Diante disso, o parlamentar pediu a união de todos os deputados estaduais em relação a esse tema, para que mobilizado, o Parlamento Estadual convença o Governo Federal a alterar os prazos propostos. “Que todos possam interceder juntos com os nossos deputados federais e senadores. Essa é uma luta de todos nós tocantinenses, esse trecho da BR 153 é um trecho perigoso, que já tirou muitas vidas por acidentes, não podemos aceitar essa situação”, disse o deputado.
O Parlamentar lamentou que os prefeitos da região impactada não foram convidados para audiência. “Os municípios não foram ouvidos, os representantes legais nem estavam presentes, não é possível uma audiência pública ser feita da forma que foi feita, sem os municípios que fazem parte da duplicação da BR 153, faltou divulgação e convites aos interessados”, afirma o parlamentar.