Cidades
Curso de formação do grêmio estudantil do Tocantins será implementado em município do Ceará
Curso será implementado no município de Jaguaribe e beneficiará mais de 800 alunos e cerca de 80 gestores
A ação de fomento ao protagonismo juvenil nas escolas, por meio de um curso on-line para presidentes de grêmios estudantis, estudantes e gestores escolares, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) no Tocantins desde 2015, será implementada no município de Jaguaribe, no Ceará, no segundo semestre de 2019.
O curso Grêmio Estudantil e Gestão Escolar é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos do ensino médio, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. No município de Jaguaribe (CE), mais de 800 estudantes e cerca de 80 gestores serão beneficiados.
A iniciativa de implementação do curso em solo cearense veio do coordenador técnico da Secretaria de Educação do município de Jaguaribe, Marcelo Henrique Uchoa Pinheiro, que participou do curso oferecido pelo Governo do Tocantins. “Sempre gostei de trabalhar com jovens e, na minha busca por conhecimento, encontrei a oportunidade que a Seduc do Tocantins oferece. Entrei em contato com a equipe que me passou orientações de como ingressar”, explica.
Após participar, ele resolveu levar essa mesma oportunidade para estudantes do município em que atua. Agora, a equipe da Secretaria de Educação de Jaguaribe está se organizando para receber o curso.
O diretor de Políticas Públicas para Juventude da Seduc, Guilherme Lucas, destaca a alegria da equipe em ver que há interesse de multiplicação dos conhecimentos desse curso de formação. “Ficamos muito felizes em saber que nossos projetos estão sendo reconhecidos não só aqui no Tocantins, mas em outros estados. De fato, estamos nos tornando referência, pois o trabalho de valorização do grêmio estudantil nas escolas tocantinenses tem sido intenso”, finalizou.
O curso
O curso é desenvolvido por meio da Plataforma Moodle, com carga horária de 30 horas/aula. O objetivo principal é subsidiar a efetivação do trabalho da gestão escolar de forma participativa com os estudantes, conforme explica Júlio César da Rocha, técnico da Diretoria de Políticas para Juventude. “Desde o início do curso, nossa missão foi capacitar líderes, visando aproximar o grêmio da escola, por meio de capacitação e orientação para uma gestão democrática e participativa. Um trabalho de sucesso que tem em torno de 1.000 estudantes e servidores impactados com as atividades”, frisou.
As temáticas estudadas são desenvolvidas em três módulos compostos por temas referentes ao Protagonismo Juvenil, ao Gestão Escolar e aos Projetos Educacionais, mais a Cartilha do Grêmio Estudantil, que orienta todo o processo de implantação dos Grêmios Estudantis nas unidades escolares.