Adepta à Campanha Nacional Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) instituiu programação a fim de conscientizar servidoras da Casa sobre a importância do autoexame e de outras medidas preventivas ao câncer de mama. Uma delas foi a realização de um Culto de Ação de Graças na tarde desta terça-feira, 18.
Realizado na Sala de Orações, no subsolo da Aleto, o evento foi composto por louvores, informações e depoimentos de servidoras que já tiveram câncer de mama.
Idealizado por Virgínia Andrade, coordenadora do Hospital do Amor de Palmas, o culto iniciou-se com orações e louvores conduzidos pela servidora da Aleto, Márcia Barcelos.
Na ocasião, Virgínia Andrade destacou a importância do Hospital do Amor, entidade direcionada ao tratamento do câncer, e do voluntariado que apoia a instituição.
A pastora Rosivânia Tosta, da Igreja Batista Getsêmani, discorreu sobre o papel da mulher na família, ressaltando a importância da auto-observação, especialmente a relacionada à saúde, a exemplo do autoexame de mama, fator preventivo no diagnóstico de câncer.
Depoimentos
A experiência, as dores e as alegrias de quem já venceu o câncer foram reveladas pelas servidoras Maristela Alves e Ana Paula Bichuete, curadas da doença. Elas foram homenageadas com um buquê de flores, como forma de parabenizá-las pela coragem, força e determinação adquiridas durante o processo de cura.