Estado
Coordenação da XI Conferência Municipal de Saúde alinha propostas a serem debatidas com a sociedade
…
Trabalhadores em saúde e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) participaram na manhã desta sexta-feira, 08, de uma oficina de alinhamento para a XI Conferência Municipal de Saúde que acontece nos dias 26 e 27 de março na Capital. A Conferência, organizada pelo CMS, conta com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).
Entre os assuntos discutidos na manhã desta sexta está o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) cujas diretrizes foram explanadas pelo secretário executivo da Semus, Frederico Silvério.
Antes da Conferência serão realizadas cinco pré-conferências sendo três distribuídas nas regiões Norte, Central e Sul do Plano Diretor e mais duas na região Sul da Capital. A primeira delas acontece na próxima sexta-feira, 15, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré (Arse 132).
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Antônio Granjeiro Saraiva, essa é a etapa mobilizatória para a Conferência. “O tema deste ano é Democracia e Saúde, daí a importância em dar voz ao cidadão e aos profissionais que atuam no dia a dia do SUS na Capital de forma que sejam pautadas as reais demandas da área que serão levadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde que acontece no mês de agosto em Brasília”, explicou.
Conferência Municipal
A Conferência reúne segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. É convocada pelo chefe do Poder Executivo, e excepcionalmente pelo Conselho Municipal, a quem cabe estabelecer a periodicidade de convocação, estruturar a comissão organizadora, e convocar a sociedade para a participação nas pré-conferências e conferências.