Cidades
Cmeis e escolas finalizam preparativos dos projetos Berço de Talentos e Feiras Científicas Escolares
Eles incentivam iniciação científica na Educação Infantil e Ensino Fundamental
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) definiu o cronograma de apresentação dos trabalhos desenvolvidos dentro dos projetos Berço de Talentos, desenvolvido pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e Feiras Científicas Escolares, organizado nas demais escolas da rede municipal durante o ano de 2023. As atividades nas unidades de ensino definem os trabalhos que serão expostos na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit), prevista para acontecer em novembro.
Os trabalhos desenvolvidos nos Cmeis têm como macro tema o mesmo adotado pela Fecit deste ano, ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’. A partir desta orientação, outros subtemas gerados a partir dos projetos investigativos foram criados incentivando a iniciação científica entre os pequenos. “Existem estudos recentes que demonstram que bebês são excelentes aprendizes e cientistas, por isso, buscamos incentivar desde cedo o interesse pela descoberta entre as crianças da rede municipal”, considera a diretora de Educação Infantil da Semed, Priscila Machado.
O projeto Feiras Científicas Escolares segue o mesmo princípio, orientando as unidades do Ensino Fundamental buscarem no tema da Fecit a inspiração para desenvolver seus trabalhos. Este ano, participam do Berço de Talentos 34 Cmeis, além de cinco escolas do campo e uma escola municipal que oferecem educação infantil. O Feiras Científicas Escolares contempla 43 escolas do Ensino Fundamental. Confira o cronograma de visitas da equipe da Semed aos Cmeis clicando aqui e das escolas clicando aqui.
Projetos de incentivo à ciência
As Feiras Científicas Escolares foram instituídas em Palmas em 2014 com a finalidade de investir na formação científica de educandos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto foi ampliado para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), com o nome de Berço de Talentos.
O Berço de Talentos foi implantado em 2015 e consiste na primeira etapa da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit). São experimentos trabalhados com professores e alunos da Educação Infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.