Cidades
Circuito Open de Vôlei de Praia: Atletas premiados prometem jogos de alto nível na Graciosa
Depois de etapa do circuito Challenge recepcionada com sucesso em 2017, Palmas abre em 2018 o circuito Open
Atletas de alto rendimento prometem dar ao público da 1ª etapa Palmas da 28ª temporada do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, um show a cada partida. Esta etapa abre a temporada 2018/2019 do circuito, considerada a principal competição do calendário nacional do vôlei de praia.
Um dos grandes nomes é o de Márcio Araújo, cearense, medalhista de prata nas Olimpíadas de 2008, campeão mundial e dono de prêmios importantes do vôlei de praia. Ele está inscrito no classificatório e espera conseguir avançar à fase de grupos atuando ao lado de Allison Francioni, campeão mundial Sub-21 em 2013.
Márcio Araújo, eleito melhor defensor do mundo em 2005, e melhor levantador de 2006 a 2008, havia decidido se aposentar em 2016. A paixão pelo vôlei de praia, porém, sempre foi tentadora. “Consegui conciliar minha carreira com os treinamentos e viagens. Felizmente essa flexibilidade possibilitou retomar essa paixão, que é o vôlei de praia. Estou treinando com outros atletas cearenses, como Hevaldo, Allison Francioni, meu parceiro, Allysson Lima. Eles possuem um ritmo muito forte, juventude. Sou privilegiado por não ter problemas físicos, isso me empolgou e motivou, os resultados apareceram e voltei”, disse Márcio, em entrevista à CBV.
Nomes da região
Márcio estará atendendo a fãs no lançamento oficial do Circuito Open em uma sessão de autógrafos programada para as 18 horas desta quarta-feira, 12, no Capim Dourado Shopping. Ao lado dele também estará Averaldo, natural de Porto Nacional e único tocantinense no grupo masculino desta etapa. O atleta recorda que Palmas já recebeu etapas do Circuito Challenger de 2006 a 2008, e em 2017. “A torcida demonstrou como gosta do esporte, foi um belo espetáculo e os atletas aprovaram. Fico feliz em poder estar presente nesta primeira etapa do Open em Palmas. Espero poder apresentar um bom voleibol”, disse.
Averaldo já está confirmado no circuito principal ao lado do carioca Rodrigo Bernat. O tocantinense é promessa já que coleciona no currículo os títulos de terceiro lugar na etapa de Brasília-DF do Circuito Brasileiro 2016/2017, vice-campeão da etapa de Fortaleza-CE do Circuito Banco do Brasil Nacional 2015/2016 e vice-campeão das etapas de Campo Grande (MS) e Vitória (ES) do Circuito Banco do Brasil Challenger 2015, campeão da etapa de Aracaju-SE do Circuito Banco do Brasil Nacional 2014/2015, campeão da etapa de Castanhal-PA do Circuito Banco do Brasil Regional 2013, campeão da etapa Verão de Belém-PA do Circuito Banco do Brasil Regional 2013 e campeão das etapas de Palmas-TO e Cuiabá-MT do Circuito Estadual Banco do Brasil 2010 e terceiro lugar em Anápolis-GO.
Além de Averaldo, que já está classificado pelo ranking de entradas, outros 10 atletas tocantinenses buscarão uma vaga na fase de grupos disputando o classificatório. No masculino, que ocorre quarta-feira, 12, estão inscritos Cleomar, Davi, Luis, Júlio, Victor Hugo e Yuri. Entre as mulheres, buscam a vaga Mayana, Silvania, Thaís e Jéssica, na quinta-feira, 13.
Disputa acirrada
A etapa Palmas do Open de Vôlei de Praia conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta-feira, 12, (masculino) e quinta-feira, 13, (feminino).
Os jogos da fase de grupos terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir de quinta-feira, 13. Já as disputas de medalha dos dois gêneros, no sábado, 15, a partir das 19 horas, e domingo, 16, a partir das 10 horas, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV. A Prefeitura de Palmas, através da Fundação de Esportes e Lazer e outras pastas municipais, e a Federação Tocantinense de Vôlei (FTV) são parceiras da competição, organizada pela CBV e seus patrocinadores. (Com informações da CBV)