Cidades
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até 14 de setembro em Paraíso
De acordo com o Ministério da Saúde a campanha tem como objetivo vacinar quem nunca se protegeu
A campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo foi prorrogada, pelo Ministério da Saúde, até o dia 14 de setembro. Em Paraíso do Tocantins a meta é vacinar 95% das crianças de 1 a 5 anos, informou Nayara Brandão, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Os pais e responsáveis devem levar as crianças na unidade básica de saúde mais próxima. “A vacina está disponível nas nove unidades de saúde que ficam abertas das 06 às 18 horas, de segunda à sexta. É essencial que todos se conscientizem da importância de manter o cenário livre desta doença no Brasil”, finalizou Nayara.
De acordo com o Ministério da Saúde a campanha tem como objetivo vacinar quem nunca se protegeu; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e, dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente.
O sarampo é uma doença contagiosa provocada por um vírus e, em casos graves, pode causar pneumonia, convulsões e lesão cerebral. Só a vacina previne com eficácia, alerta o Ministério da Saúde.
Já a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda causada por vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. O poliovírus destrói as células nervosas da medula espinhal, levando à perda de massa muscular e à paralisia.
“Mesmo a criança com a caderneta de vacina em dia, deve ser levada para tomar as doses de reforço de pólio e sarampo”, alerta a SEMUS.