Connect with us

Estado

Alunos de Cmei Castelo Encantado plantam mudas dentro do Projeto Pé de Sombra

Published

on

“Esse momento vai ficar marcado na cabecinha deles, eles além de aprender sobre as árvores viram e ajudaram a plantar estas mudas", diretora do CMEI, Rosimeire Rosa Pires

Hoje foi dia de uma turminha animada ajudar os técnicos do projeto Pé de Sombra a plantar mudas de espécies nativas do Cerrado em frente ao Centro de Educação Infantil Castelo Encantado, no setor Lago Sul. “Esse momento vai ficar marcado na cabecinha deles, eles além de aprender sobre as árvores viram e ajudaram a plantar estas mudas e, com certeza, vão contar esse feito para a família”, explica a diretora do CMEI, Rosimeire Rosa Pires. O intuito do Pé de Sombra! em 2019 é plantar mais de 30 mil árvores no entorno de 72 escolas de Palmas numa ação conjunta com alunos e funcionários destes centros de ensino.

Os alunos das turmas do maternal e pré-escolar que participaram da ação nesta quinta-feira, 07, ficaram felizes em fazer parte do projeto. “Eu sei que vou ver ela crescer e vou brincar aqui embaixo dela”, contou a aluna Eloá Pereira, de 4 anos, já a coleguinha dela, Ana Liz, disse querer descobrir “que fruta vai nascer na árvore”.

“Em 2018 plantamos mais de 25 mil mudas e percebemos que o projeto cresceu e cumpriu seu propósito de conscientizar tanto os alunos, quanto a comunidade e iniciar um processo positivo de arborização nestes espaços. Há estudos que mostram a necessidade de se plantar mais de 280 mil árvores em Palmas para amenizar o calor e trazer mais conforto térmico aos pedestres, vamos tentar superar essa marca de 25 mil em 2019 e  chegar aos 30”, destaca o diretor de Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente de Palmas, Marcelo Grison.

Pé de Sombra

O projeto paisagístico Pé de Sombra foi criado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

Criado em 2017 com o objetivo de plantar milhares de mudas de árvores nativas do Cerrado tocantinense em áreas próximas às escolas e centros de educação infantil de Palmas o projeto também contou em sua fase inicial com a colaboração de entidades como a Universidade Federal do Tocantins e o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.

O plantio das árvores obedece ao previsto no Plano de Arborização do Município, que identifica o déficit arbóreo nos locais e o tipo de plantas existentes na região, além das particularidades de cada escola.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas