Connect with us

Política

Acessibilidade do cidadão à Justiça marca visita de representantes do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais ao TJTO

Published

on

Já imaginou uma viagem de volta ao tempo inicial do estado do Tocantins e narrada por Theotônio Segurado? Esta foi à divertida experiência obtida pelos integrantes do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), durante a tarde desta sexta-feira (15/6), em visita institucional à sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

O colegiado composto por defensores públicos de todo o Brasil foi recebido pelo presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e também apresentado aos átrios da Corte pelo personagem histórico de Joaquim Theotônio Segurado.

Interpretado pelo ator Osmar Casagrande, o personagem estava com a história do estado e do Tribunal na ponta da língua. “O sonho de todo cidadão é que a Justiça seja tão rápida, como a vossa visita”, brincou o ator durante a apresentação.

Fábio Monteiro dos Santos, defensor público geral do Tocantins, destacou que as duas instituições têm o dever de promover a proximidade do cidadão com a Justiça. “O Poder Judiciário vem levando justiça a toda a sociedade, e a Defensoria Pública comunga dessa atuação, ao buscar levar ao cidadão o acesso à justiça através do conhecimento dos seus direitos.” Ao fim da visita, ele afirmou ainda que os ensinamentos conquistados pelos defensores serão replicados aos membros e servidores.

Por dentro do Palácio da Justiça

O projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.

Condege

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) é uma associação civil de âmbito nacional que funciona como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Defensorias Públicas existentes no Brasil.

A entidade tem como objetivo a promoção e o incentivo de boas práticas administrativas e de gestão, visando o aperfeiçoamento institucional,assim como formular e propor aos governos da União, Distrito Federal e dos Estados, a política institucional permanente das Defensorias Públicas, cumprindo o que preceitua a Constituição Federal.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas