Cidades
Vigilância Sanitária estará presente durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Todas as barracas do Circuito Gastronômico irão passar por inspeção da Visa
Para que tudo esteja dentro dos padrões e condições sanitárias, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizam nesta quarta-feira, 05, mais uma inspeção em todas as barracas do Circuito Gastronômico do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que terá início no nesta quarta, 05, e segue até domingo, 09, no Distrito. Os trabalhos da equipe da Visa iniciaram antes do festival começar, orientando os expositores de alimentos e capacitando os vendedores ambulantes que também atuam no local. A intenção é garantir que a população usufrua de alimentos seguros e possa aproveitar tranquilamente as delícias que serão apresentadas durante o evento.
Nos cinco dias do Festival, todos os comércios ambulantes serão visitados pelas equipes da Visa Palmas que farão ações de inspeção e monitoramento das condições de higienização, respeito às boas práticas na área da alimentação e observação do cumprimento das ações de limpeza para uma boa ambiência dos locais de aglomeração, alimentação e banheiros. As ações também acontecem na área externa do evento, com o objetivo de coibir produtos impróprios para o consumo e de orientar os comerciantes sobre as regras sanitárias e formas de regularização para exercerem o comércio nesses locais.
De acordo com o gerente da Visa de Palmas, Márcio Trevisan, os ambulantes que irão comercializar no Festival, foram cadastrados, orientados tecnicamente e licenciados sanitariamente pela Visa Palmas. “É esperado um público médio de 20 mil pessoas por dia, o que corresponde a 100 mil no período de todo o evento. O número de pessoas é bem grande, por isso focamos e estaremos atentos à necessidade e ao compromisso de cada um dos expositores e comerciantes em garantir proteção aos produtos durante a produção, transporte, manipulação e armazenamento enquanto oferecem seus produtos ao consumo. Fatores como temperatura acima de 65 graus para alimentos quentes e a obrigação de refrigerar abaixo de cinco graus os produtos frios devem ser monitorados por eles, medidas que reduzem a possibilidade do alimento estragar”, explica o gerente da Visa Palmas, Márcio Trevisan.
Vale lembrar que todo cidadão pode contribuir com o processo de melhorias de vigilância e garantia de segurança sanitária, realizando denúncias, reclamações, elogios e até sugestões pelo canal da Ouvidoria da Saúde 0800 030 1515 ou na Ouvidoria Municipal 0800 6464 156.