Cidades
Saúde Palmas participa do lançamento da Operação Shamar na luta contra a violência à mulher
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) participou na manhã desta sexta-feira, 18, do lançamento estadual da Operação Shamar que será realizada entre os dias 21 de agosto a 15 de setembro no Tocantins. Durante a cerimônia, ocorrida no Palácio Araguaia, também foi realizada a assinatura da Portaria Conjunta, prevista para ser publicada nesta sexta no Diário Oficial do Estado. A normativa visa integrar os órgãos relacionados no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, especialmente contra o crime de feminicídio.
Serão feitas ações preventivas e repressivas das forças policiais estaduais e distritais em busca da efetiva proteção do público feminino. Em Palmas, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Semus é um dos parceiros dessa operação. A coordenadora da área técnica, Leyssane Arruda, afirma que o núcleo está empenhado em realizar ações descentralizadas nas regiões norte e sul. “Esperamos encorajar as mulheres a terem voz, apresentar os canais de denúncia, incentivar a fazerem denúncia e como buscar ajuda. A intenção é realmente mostrar que existe uma rede de proteção à mulher.”
A Operação Shamar é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com atuação integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O nome escolhido para a ação é de origem hebraica e tem como significado cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.
Caminhada Nupav
Com o objetivo de dar visibilidade à causa e mobilizar a comunidade para combater a violência direcionada às mulheres, o Nupav realizará uma caminhada de conscientização com entrega de panfletos e materiais informativos sobre o tema, neste sábado, 19. A ação faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha deste ano tem como tema: Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime.
A concentração será a partir das 8 horas, no primeiro estacionamento da Avenida JK, em frente a loja Encanel. A secretária da Semus, Anna Crystina Mota, ressalta que a caminhada é aberta ao público e qualquer pessoa pode participar. “Proteger esse público é um dever de todos, devemos integrar toda a rede de forma proativa para reivindicar o cuidado e o acolhimento dessas mulheres e é isso que a gente espera com mobilização”, pontua.