Cidades
Apresentação da ETI Eurídice Ferreira de Melo é destaque na programação
Alunos desenvolveram apresentação como parte do projeto São João Vem de Berço implementado em 12 escolas públicas da capital
Em uma programação que prestigiou a educação, a 31º edição do Arraiá da Capital abriu sua arena principal para as 12 escolas públicas que participam do projeto São João Vem de Berço. Demonstrando empenho de sua equipe e uma elaborada preparação, a ETI Eurídice Ferreira de Melo, localizada no Jardim Aureny III, foi o destaque da apresentação não competitiva e obteve a aprovação unânime na votação informal do corpo de jurados.
Este foi o segundo ano que a escola participa do Arraiá da Capital pelo projeto São João Vem de Berço, cujo objetivo é popularizar e democratizar as quadrilhas juninas como forma de valorização da cultura popular e reforçar projetos culturais nascidos nas unidades escolares.
O tema do desfile foi “Espantalhos, eis que vivo o encanto acontece!”. A preparação envolveu ensaios de uma hora e meia três vezes na semana, durante três meses na quadra da escola. No último mês a rotina de ensaio foi acrescida de mais uma hora. Os 32 alunos participantes da quadrilha, matriculados entre os 6º e 9º anos, formam 16 casais, sendo um de noivos e um de reis. A apresentação teve a duração de 15 minutos.
Além do aspecto cultural, a diretora Cícera Mota destaca que o projeto desenvolve habilidades de concentração, pensamento em equipe, união, empatia, lateralidade, intensidade, auto confiança e pertencimento grupal. “A aprendizagem desses alunos envolvidos no projeto nortearam as avaliações de desempenho na disciplina de dança do 1º e 2º bimestres de 2023”, explica.
O projeto teve o apoio total das famílias dos alunos e demais professores da escola. Devido ao resultado alcançado, a gestão escolar avalia a possibilidade de inscrever nossa quadrilha junina para participar do grupo profissional de Palmas.
São João Vem de Berço
O projeto São João Vem de Berço nasceu no período pós pandemia, quando houve uma grande evasão de brincantes das quadrilhas juninas já consolidadas. As equipes são formadas por alunos de escolas públicas palmenses, que são incentivados a conhecer e despertar o interesse pela cultura das festas de São João. O projeto envolve mais de 400 crianças e emprega diretamente mais de 70 profissionais, entre costureiras, figurinistas e coreógrafos. Cada escola tem sua equipe, o que permite grande diversidade nas apresentações.
Escolas participantes
- Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paraíso Infantil
- Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara
- Colégio Militar de Palmas (CMTO) Duque de Caxias
- ETI Luiz Gonzaga
- ETI Padre Josimo
- ETI Monsenhor
- ETI Caroline Campelo
- Escola Municipal Beatriz Rodrigues
- Escola Municipal Thiago Barbosa
- ETI Anísio Teixeira
- ETI Eurídice Ferreira de Melo
- ETI Almirante Tamandaré