Cidades
Fungetur é opção para investimento em projetos turísticos
No Tocantins, a Agência de Fomento está credenciada para atender empresários dos municípios que integram o Mapa do Turismo.
Com a proximidade da Temporada de Praia e todas as regiões turísticas do Estado do Tocantins prontas para receber visitantes durante todo o segundo semestre, esta pode ser a oportunidade para os empresários investirem em melhorias nos seus empreendimentos. As linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) oferece taxas diferenciadas, por meio da Agência de Fomento.
Na última semana, a presidente da Fomento, Denise Rocha, participou em Brasília de seminário promovido pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) com Agentes Financeiros Credenciados.
O evento tratou do panorama do setor turístico para 2023, seus cenários e suas tendências, o Fungetur como instrumento de política pública, liberação e acompanhamento da cessão de crédito e a taxa de juros e seus aspectos, a menor do mercado financeiro – aproximadamente 0,75% ao mês, considerando juros de 5% ao ano + variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“O Tocantins tem todo potencial para se tornar um dos maiores polos turísticos do Brasil, em razão da sua rica diversidade cultural, paisagens deslumbrantes, rios cristalinos, praias, cachoeiras, fauna e flora únicas, que são um verdadeiro tesouro. Mas para que todo esse potencial seja verdadeiramente aproveitado, é fundamental investir em infraestrutura, serviços e no desenvolvimento sustentável da atividade turística. Aqui, entra o Fungetur, uma ferramenta essencial para alavancar o turismo no Tocantins e promover o desenvolvimento sustentável, na medida em que a taxa de juros é inferior a 10% ao ano”, destacou Denise Rocha.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressalta a importância da Agência de Fomento no desenvolvimento do turismo tocantinense. “A temporada de praias terá uma grande parceria da Agência de Fomento, que por meio dos recursos disponibilizados aos microempresários que atuarão nas praias, possibilitará um melhor atendimento ao turista e um aumento em suas rendas pessoais”, pontuou.
Fungetur
O Fundo Geral do Turismo tem como objetivo principal financiar projetos turísticos, apoiando o desenvolvimento de empreendimentos, a melhoria da infraestrutura turística e a capacitação de profissionais. Os recursos são disponibilizados para hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo e outros negócios relacionados, por meio da Agência de Fomento do Tocantins, cujos juros são de 5% ao ano mais a variação do INPC.
No caso do capital de giro, o prazo é de 78 meses, inclusa a carência de 12 meses. Já para a aquisição de máquinas e equipamentos, o prazo é de 60 meses, inclusa a carência de 12 meses. Por tais razões, o Fundo impulsiona a economia local e o crescimento econômico, além de promover a geração de empregos.
Vale ressaltar: para que os recursos do Fungetur sejam investidos em empreendimentos ligados ao setor, o município deve estar cadastrado no Mapa do Turismo Brasileiro.
Contatos
A Agência de Fomento funciona na Quase 103 Sul, Rua de Pedestre SO-09, n° 02 – Plano Diretor Sul, em Palmas–TO, de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Atendimento também pelo telefone (63) 3220-9800 e informações no site www.fomento.to.gov.br.
Em Araguaína e Gurupi, os atendimentos ocorrem nos estandes localizados nas sedes do É Pra Já, ou pelos telefones (63) 99277-6113 e (63) 99993-7063, respectivamente.