Cidades
Palestra e rodas de conversas encerram Semana de Conscientização e combate às drogas
Cerca de 90 alunos do 1° ao 3° ano do Centro de Ensino Médio Castro Alves participaram da atividade ofertada pela Fundação Municipal da Juventude (FJP)
O consumo de álcool, a perda nutricional, os riscos e as doenças provocadas pelos componentes químicos de substâncias tóxicas, como os diversos tipos de cânceres, foram algumas das temáticas discutidas na palestra e rodas de conversas que encerram na tarde desta quarta-feira, 13, a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Cerca de 90 alunos do 1º ao 3º ano do Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na Quadra 305 Norte (Arno 32) participaram da atividade educativa, que é uma realização da Fundação Municipal da Juventude (FJP).
‘’Hoje, encerramos a programação especial, mas, não encerramos nossos trabalhos de políticas públicas para a juventude, que são contínuos, e visam garantir aos jovens palmenses oportunidades de serem protagonistas das suas vidas, para não entrarem no universo das drogas que podem causar diversas consequências’’, ressaltou o presidente da FJP, Márcio Reis, destacando ainda a capacidade que os jovens possuem de terem um futuro brilhante e serem multiplicadores de informações.
A estudante Ana Clara Lopes Maciel, que cursa o 3° ano, afirmou que a atividade foi necessária para ampliar o conhecimento sobre o perigo do uso das substâncias químicas. “Nas palestras podemos saber o que é perigoso, como o cigarro eletrônico e também outras substâncias. A nutricionista explicou como o álcool faz mal para a saúde, nos transmitindo uma noção de como isso afeta o nosso bem-estar,” disse.
Já a aluna Analice Souza da Silva lembrou que a conscientização é fundamental para os mais novos, uma vez que as pessoas de mais idades podem ser influenciadoras oferecendo, álcool e cigarro sem responsabilidade.
Durante a programação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas organizada pela FJP, foram realizadas diversas ações conjuntas em parcerias com universidades, escolas, unidades de saúde e a Fazenda da Esperança (unidade feminina), além de panfletagens educativas, palestras, oficinas e orientações de cuidados com a saúde.
A ação de encerramento contou com a participação da nutricionista e inspetora da Vigilância Sanitária Municipal, Silvana Teixeira, a psicóloga Creuziane Cutrim, enfermeiro Paulo Vitor Souza e a odontóloga Maria Eliza Pedroso, que são profissionais residentes do Programa de Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).
Redação e edição: Secom