Cidades
ETI Pe. Josimo marca o início da trajetória de sucesso da educação em tempo integral na Capital
Unidade foi inaugurada em 2007, contemplando atividades diversificadas como oficinas curriculares no campo das artes e dos esportes, além do currículo básico
A implantação da educação em tempo integral em Palmas marcou o início de uma trajetória pedagógica de sucesso na capital tocantinense. A primeira Escola de Tempo Integral do município foi a Padre Josimo Tavares, inaugurada em 3 de outubro de 2007, e trouxe a dinâmica de um ensino inovador, com a inclusão de atividades diversificadas como oficinas curriculares no campo das artes e dos esportes, além do currículo básico.
No entanto, segundo a professora e pesquisadora Roneidi Pereira de Sá Alves, os estudos para implantação da educação em tempo integral tiveram início em 2005, com a criação, no âmbito Semed, do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica, responsável pela concepção da proposta pedagógica e do projeto arquitetônico padrão da Escola de Tempo Integral.
Com um novo olhar para o ensino, foram acrescentadas ao currículo básico, até então adotado na rede municipal, metodologias inovadoras, a fim de enriquecer as atividades oferecidas aos estudantes. “Os estudos se deram baseados nos trabalhos concebidos pelo educador Anísio Teixeira, considerando-se a relevante contribuição do autor para os ideais de formação integral nas escolas brasileiras”, explica.
Conforme a pesquisadora, para efetivação da educação integral em Palmas, a gestão municipal implantou inicialmente o Projeto Salas Integradas, em 2005, sendo a primeira modalidade de ampliação de jornada escolar. Em seguida, teve início a proposta de educação do campo, em 2006, com a criação do Grupo de Estudos da Educação do Campo, formado por profissionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade do Tocantins (Unitins) e da Semed.
Após várias etapas e estudos, implementou-se a educação em tempo integral com uma jornada diária de 9 horas e meia, por meio de um currículo formado por um núcleo comum, enriquecido por uma parte diversificada, oferecendo atividades esportivas e artísticas. Desde então, os avanços continuaram e, atualmente, a rede municipal de ensino da Capital conta com 19 Escolas de Tempo Integral. Destas, sete são consideradas escolas modelo padrão e 12 são unidades adaptadas. Juntas possuem capacidade para atender 13.141 estudantes.
Para a secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, a implementação de uma proposta pedagógica, objetivando a formação integral do aluno, é um grande desafio que tem sido vencido com êxito, diariamente, no cotidiano das escolas. “Foi um longo percurso até aqui e graças ao empenho de todos os profissionais que se dedicam ao fazer pedagógico temos muito a comemorar”, avaliou a secretária, ressaltando a importância da participação dos pais e familiares, que contribuem para que a educação de Palmas continue sendo referência nacional.
ETI Pe. Josimo
Em 3 de outubro de 2007, foi inaugurada a primeira Escola Padrão de Tempo Integral, a ETI Padre Josimo Tavares. O projeto arquitetônico da unidade possui 8.200m² de área construída, contando com quadras de esportes, piscinas, auditórios, refeitórios, laboratórios, bibliotecas, salas de aulas e de professores, além de salas administrativas e espaços específicos para abrigar modalidades de natureza cultural, artística, comunitária, desportiva, dentre outras.
A primeira diretora da ETI Pe. Josimo, a professora Cleudemar Abreu, lembra como foi desafiadora a tarefa de gerir um projeto tão inovador. Ela atuou como gestora no período de 2007 a 2019, sendo 12 anos dedicados à unidade. “Foi um privilégio muito grande poder contribuir com o início da educação em tempo integral no município. A proposta foi um diferencial na vida escolar daqueles alunos, proporcionando a eles atividades culturais, artísticas e esportivas nas quais muitos não teriam acesso se não fosse por meio da escola”, ressalta, citando atividades como judô, natação, xadrez e teatro.
A gestora também falou de sua relação afetuosa com seus alunos e ex-alunos. “Para mim, são como filhos. Tenho um carinho enorme por cada um deles e é sempre uma alegria enorme encontrá-los tanto na escola quanto na vida, já adultos e seguindo suas carreiras profissionais, a exemplo do ator e comediante Paulo Vieira, que foi meu aluno, adorava teatro e hoje é sucesso em todo País”, revela. Assim como o ator, Cleudemar citou diversos outros alunos com vidas profissionais consolidadas e que foram frutos da educação em tempo integral. “A educação é mágica. Ela transforma, desperta, desenvolve e revela talentos”, conclui a educadora.