Cidades
Selo SIM é prova que empresas em conformidade com a legislação aumentam a lucratividade
No sentido de reforcar o compliance no agro, tema da Agrotins 2023, a Fazendinha do Calor Humano trouxe para a exposição empresários do ramo de produtos de origem animal cadastrados no Sim (Selo de Inspeção Municipal), como forma de reforçar a necessidade de seguir a legislação para obter maior confiança entre o público consumidor e maior lucratividade.
E o representante da empresa Palmense Reis da Linguiça, Alisson Reis, é prova de que ter produtos certificados agrega valor a empresa e possibilita abertura de novos mercados. “Após registrarmos no Sim aumentamos a produção e a lucratividade. A perspectiva é de ampliar a comercialização em Palmas e depois expandir para o mercado externo”. Alisson ainda reforça que em sua empresa o produto que tem maior saída é o que oferece um ingrediente típico da região, a linguiça com pequi.
Outro case de sucesso é o Armazém LFB, que também tem o selo Sim. A empresa é referência em segurança alimentar e se especializou em fornecer cortes de carne de gado com qualidade de exportação, conforme relatou o representante da empresa Willian Almeida.
SIM
O Selo de Inspeção Municipal é um registro para os estabelecimentos produtores de origem animal. A exemplo de carne bovina, suína, aves em geral, mel, leite, ovos, e seus derivados.
Leandra Cristina Alencar, engenheira de alimentos e gerente Sim, explica que o registro serve para regularizar a comercialização desses produtos. “Sem esse registro os produtores de origem animal eles não podem comercializar de forma legal dentro do município, seja em feiras cobertas ou nos comércios e supermercados.
Texto: Wédila Jácome / Secom
Edição: Redação / Secom