Connect with us

Cidades

Conheça os quatro eixos centrais que serão debatidos na 12ª Conferência Municipal de Saúde

Evento começa nesta quinta-feira, 16, e será realizado no auditório da Ulbra Palmas

Published

on

Cidade de Palmas.

 

 

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de março de 2023 às 13:41

 

 

Faltam poucos dias para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas, que tem como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’. O evento será realizado nesta quinta, 16, e sexta-feira, 17, no auditório da Ulbra Palmas, na ACSO-SO 150 (1.501 Sul), com programação que debaterá melhorias e avanços para o Sistema Único de Saúde (SUS) para os próximos quatro anos a partir dos eixos temáticos ‘O Brasil que temos. O Brasil que queremos’, ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’, ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’ e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’. Conheça a seguir o que representa cada eixo.

 

Antônio Saraiva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, explica que o eixo “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, avaliará a situação da saúde e seus determinantes sociais para traçar um panorama do Brasil que existe hoje. “Vamos também compreender a responsabilidade e compromissos institucionais do SUS para a construção do país que queremos, ou seja, sem desigualdade e com direitos sociais garantidos”, pontua.

 

O eixo “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, conforme o presidente, discutirá sobre a atuação e articulação intersetorial dos conselhos de saúde, dos movimentos comunitários sociais e sindicatos para a garantia do acesso ao do SUS, a partir do empenho e compromisso vivenciado na pandemia da covid-19.

 

Sobre o eixo ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’, Saraiva orienta que debaterá o momento do SUS como expressão política do direito humano à saúde e exercício da cidadania. “Amparado nos seus princípios e diretrizes fundamentais que são baseados no estado democrático de direito, buscando identificar avanços e retrocessos nos trinta e quatro anos do sistema”, afirma.

 

No último eixo, ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’, o presidente descreve que esse apontará desafios e rumos para a saúde e para as políticas públicas nos próximos quatro anos, focando em temas-chave como o caráter universal, integral, público e de acesso gratuito do SUS.

 

Serão encaminhadas de três a cinco ideias escolhidas e votadas a partir do debate de cada eixo norteador para a Conferência Estadual de Saúde, prevista para abril. Saiba mais.

 

Inscrições abertas

 

Com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), a 12ª Conferência Municipal de Saúde está com inscrições abertas até esta quarta-feira, 15, por meio do endereço eletrônico. Toda a população pode participar. A programação completa pode ser conferida a seguir.

 

Programação

 

-16/03/2023

17h – Credenciamento
18h – Apresentação Cultural
18h30m – Mesa de abertura (convidados e autoridades)
19h – Apresentação do Regulamento
19h30m – Palestra: Principais Eixos de Conferência
20h30m – Debate
21h – Encerramento

-17/03/2023

08h – Painel: Garantir os Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: Amanhã vai ser outro dia!
9h – Grupos Temáticos
12h – Intervalo de almoço
14h – Plenária
16h – Eleição de Delegados
17h30m – Encerramento
18 h – Coffee break

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas