Connect with us

Cidades

Semus capacita odontólogos e graduandos de odontologia da Ulbra para atendimento de pacientes com hanseníase

Saúde bucal diminui as chances de surgimento de reações hansênicas

Published

on

Hansenóloga da Semus, Seyna Ueno, explicou sobre a doença, como ela age no corpo, os sintomas apresentados e as lesões bucais relacionadas à hanseníase

 

 

Odontólogos e graduandos em odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) receberam na manhã desta sexta-feira, 24, uma palestra sobre qualificação do atendimento dos pacientes com hanseníase no miniauditório de odonto do campus. A preceptora foi a hansenóloga da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Seyna Ueno, que abordou sobre a necessidade de uma saúde bucal adequada para prevenir as chances de surgimento de reações hansênicas dos usuários.

 

Segundo ela, grande número de casos de reações hansênicas são causados por infecções de origem odontológica. Ela reforça ainda que odontólogos que sabem reconhecer sintomas da hanseníase ainda conseguem ajudar a diagnosticar a doença. “Por ficar cara a cara com o paciente, esses profissionais conseguem observar sinais que às vezes passam despercebidos, como, por exemplo, falta de fios no arco da sobrancelha, falta de cílios, entre outros”, comenta a médica.

 

A capacitação faz parte da parceria firmada entre Semus e a coordenação do curso de Odontologia do Ceulp/Ulbra. Como parte do cronograma curricular da graduação odontológica, os alunos realizam atendimentos na clínica escola da universidade e passarão a atender também os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em horários flexíveis. “Essa parceria é essencial para o crescimento dos nossos alunos, aqui eles vão conseguir diagnosticar, tratar e observar a evolução desses pacientes”, explica a coordenadora do curso de odontologia, Tássia Borges.

 

Com quatro horas de duração, também foram abordados temas como histórico da hanseníase, definição da doença, perfil epidemiológico, sinais e sintomas, tipos de lesões e reações hansênicas, diagnóstico e tratamento da hanseníase, relação da doença com a odontologia, lesões hansênicas em cavidade bucal, perfil bucal de pacientes com hanseníase, registro de avaliações odontológicas no NotificaSUS e apresentação de caso clínico.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas