Estado
Durante o evento, foram apresentados trabalhos de 35 municípios que postaram 143 histórias de vivências Mostra de Saúde destaca experiências exitosas do SUS dos municípios tocantinenses
Objetivos do evento são reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios brasileiros
O Tocantins participou, nesta quinta-feira, 22, da Mostra de Vivências nos Territórios de Saúde do Tocantins, projeto Saúde é Meu Lugar, realizado pela RedEscola, com coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoiado pelo Ministério da Saúde (MS). A mostra tem o objetivo de reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios brasileiros. Durante o evento, foram apresentados trabalhos de 35 municípios que postaram 143 histórias de vivências no site Saúde é meu lugar.
A subsecretária de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, Rubenita Barros, participante da mostra, destacou que o evento trouxe a oportunidade de apresentar a qualidade do trabalho dos municípios e conhecer outras experiências. “O município de Bom Jesus foi contemplado para realizar a exposição do nosso trabalho que é Saúde do Homem Bom Jesuíno, ação muito importante, devido os homens não terem oportunidade de se consultar durante o dia, nós abrimos as unidades de saúde as terças-feiras à noite, nós fizemos também um mutirão de exames de próstata e conseguimos fazer 158 procedimentos o que tem trazido bons resultados”.
Dentre as histórias contadas na mostra estão “Uma história de sucesso da saúde indígena: Espaço convivência e interação na casa de saúde indígena de Araguaína”; “Saúde prisional por que saúde é direitos de todos! Foco DST/HIV” – Ananás/TO; Aleitamento materno em comemoração ao Agosto Dourado – Riachinho/TO; Ação com grupos de gestantes oficina de confecção de capinhas de caderneta de vacinação – Cristalândia/TO; Consultório de Rua – a importância da escuta – Palmas/TO.
A diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes, Fabíola Sandini Braga, agradeceu pela participação dos municípios e enfatizando o esforço de todos. “Sabemos das dificuldades dos municípios para que possam estar aqui, em especial os secretários municipais, isso nos motiva a continuar e desejamos que seja um momento de compartilhar ideias, aprender e reaprender ”, salientou.
A superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Andreia de Freitas Oliveira, falou do orgulho de participar do evento, “Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido e esperamos que, ao retornar aos nossos espaços de trabalho, de forma consciente, possamos utilizar as histórias contadas aqui e tentar a cada dia melhorar nossos indicadores de saúde. Nós temos esta missão de estender a saúde para todo o estado do Tocantins”, afirmou.
A abertura contou com a presença da presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Jaciela Leopoldino. Na ocasião, homenagearam a líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, conhecida como Raimunda Quebradeira de Coco, que faleceu no último dia 7 de novembro e apresentação teatral, com integrantes que são agentes de saúde das Unidades Básicas de Saúde da 207 e 307 Norte da Capital, que participam do curso Educação Popular em Saúde da Escola de Saúde de Palmas.
Sobre o projeto
A mostra intitulada Saúde é Meu Lugar é um projeto que visa reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios brasileiros. Na Mostra, são expostos painéis e banners, sobre outros projetos e experiências postadas no site Saúde é Meu Lugar na forma de textos e imagens.
As experiências podem ser acessadas no link: https://saudeemeulugar.com/ .