Cidades
I GuruFestival anuncia vencedores e é marcado pelo resgate da cultura dos festivais de Gurup
A primeira edição do GuruFestival chegou ao fim na noite deste domingo, 11. O festival que recebeu artistas de vários Estados e contou com shows de cantores consagrados como Genésio Tocantins, Paulo Braga e Dorivã, foi marcado pelo alto nível das canções apresentadas e pelo resgate da cultura dos festivais de música de Gurupi. A última noite teve participação massiva do público, que interagia a cada exibição dos finalistas.
Os grandes vencedores da noite, escolhidos tanto pelos jurados quanto pelo público, nas categorias “Canto” e “Música mais popular”, foram Clauber Martins e Lena Garcia. A dupla que veio de Marabá (PA) e interpretaram a canção “O poema e o poeta”, levaram para casa o valor de sete salários mínimos mais troféu.
“A experiência de vencer um festival é única, apesar de participar de festivais há mais de 30 anos, cada um nos dá uma experiência ímpar. E nós, minha irmã Lena Garcia e eu, nos sentimos muito felizes a cada vitória e a cada participação”, declara Clauber Martins, que também destacou a receptividade e a beleza de Gurupi. “A cidade é linda, cantei forró na feira, andando pelas ruas as pessoas cumprimentando a gente, quando vencemos pareceu que todos venceram com a gente, isso é muito lindo, essa cidade nos abraçou com muito carinho”, conclui.
O presidente da comissão de jurados, José Carlos de Freitas conta, dentre os critérios, o que levou a escolha da canção “O poema e o poeta” para o 1º lugar. “A letra desta canção resume o ofício do próprio cantador com aquilo que é a materialidade do canto, ela registra o que é que faz um cantador e o que faz um poeta”, explica o jurado, que também destacou o nível das apresentações do festival e a importância de festivais como esse para a cidade. “Quase todas as canções mereciam estar no primeiro lugar. Gurupi precisava de um evento de tal altura, porque quando você traz artistas de fora a cidade vai com essas pessoas. É necessário que além das atividades econômicas a gente tenha cultura desse nível, é muito mais que ser competição, significa melhorar e humanizar a cidade”, finaliza.
O 2º lugar da noite quem levou foi Charles Cristiê, que também veio de Marabá (PA) e interpretou a canção “Rio mar”; Querenhapuque (Palmas/TO) filho de Braguinha Barroso, que apresentou a música “Iara” ganhou o 3º lugar; para o 4ª lugar a canção escolhida foi “Brasil dos invisíveis” cantada por Ronai Nava (Cuiabá/MT); e em 5º lugar ficou o artista J Bulhões (Palmas/TO) com a música “Vá construir seu país”.
As categorias “Melhor intérprete” e “Melhor pesquisa tema Tocantinense”, os vencedores foram Nacha Moretto (Palmas/TO) com a canção “Enfim acabou”, e Josifran com a música “Sussa”, respectivamente. O artista Chermont Junior (Macapá/AP) levou para casa um violão, que foi sorteado entre os artistas não premiados. O violão foi doado pela Rádio Araguaia FM em comemoração ao seu aniversário de 30 anos.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que esteve presente nos três dias de festival externou sua alegria ao ver o sucesso do I GuruFestival. “Estou muito feliz porque essa celebração da música mostrou que nós tomamos uma medida que veio ao encontro das aspirações do povo de Gurupi e dos artistas. A ideia foi envolver os artistas de Gurupi com os dos demais Estados, e hoje estamos encerrando com uma grande participação e de altíssimo nível. O sucesso foi grande e a segunda edição do GuruFestival já está marcada no calendário do aniversário de Gurupi do próximo ano”, afirma.
Quem também parabenizou o evento e acompanhou durante os três dias foi o engenheiro agrônomo, Pedro Dias. Ele falou da relevância do festival. “Estive atento e pude perceber o sentimento dos poetas que aqui vieram, e confirmei mais uma vez que o festival é imprescindível para arte, para as pessoas expressarem seus sentimentos. Gurupi tem essa vocação para a cultura e toda vez que você fomenta essa área atrai pessoas, dá oportunidade para surgir novos talentos, bem como valoriza a atividade cultural. Parabenizo o evento pelo resgate dessa nossa vocação. Gurupi é um celeiro de talentos, por isso é necessário que momentos como esse aconteçam”, disse.
O I GuruFestival foi encerrado ao som de Mario Souzza.
60 anos de Gurupi
A programação de aniversário dos 60 anos de Gurupi continua até a próxima quarta-feira, 14. Hoje inicia às 16h no setor Vila Nova com a entrega da reforma e revitalização da Escola Municipal Vila Nova e premiação do concurso de redação e desenho artístico.