Connect with us

Cidades

Palestra sobre uso indevido de drogas atrai dezenas de jovens ao Cras Morada do Sol II

Debate abordou as políticas antidrogas; pela manhã, blitz educativa levou mobilização à Avenida JK

Published

on

Palestra reuniu jovens da região sul de Palmas

 

Jovens e adolescentes da região sul de Palmas participaram da palestra ‘Políticas Antidrogas: origem e efeitos’, nesta terça-feira, 21, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol II. O evento fez parte da programação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas, que segue até domingo, 26.

A palestra contou com a participação do presidente da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Nélio Lopes; do técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Daniel Barbosa; e do psicólogo do Cras Morada do Sol II, Fabiano Carvalho.

 

Blitz levou conscientização à Avenida Jk

 

Lopes iniciou os trabalhos testemunhando sobre os diversos caminhos que poderiam tê-lo transformado num jovem com problemas com drogas, mas destacou o quanto os estudos foram decisivos para que tomasse o caminho contrário. “Vale a pena enfrentar seus monstros e continuarem sóbrios. Amanhã ou depois, vocês sentirão orgulho do que se tornaram”, disse.

Barbosa elencou sobre os conceitos e definições das drogas, e como elas atuam no cérebro. Deu exemplos das naturais, sintéticas e semissintéticas, bem como sua origem e seus efeitos. “Todos esses elementos químicos vão trazer algo fora do normal para nossa vida, e as consequências podem ser definitivas na vida de cada usuário e das pessoas em sua volta”, pontuou.

 

Blitz educativa foi realizada na Avenida JK, abrindo oficialmente a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’

Carvalho fechou a palestra ressaltando que é possível encontrar vários espaços de cuidados e de fortalecimento para superarem esses momentos que são muito desafiadores na vida de todas as pessoas, citando o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio.

 

Bruna Lima destacou a importância da palestra e do modo como foi conduzida, levando em conta a história de vidas das pessoas

A estudante Bruna Lima, 17 anos, destacou a importância da palestra e do modo como foi conduzida. “Hoje, além da orientação sobre os tipos e efeitos das drogas, podemos ouvir a história de vida de pessoas que souberam passar por momentos difíceis, sem se renderem ao uso das drogas, isso chamou muito minha atenção”, disse.

Daniel Barbosa elencou os conceitos e definições das drogas e de como elas atuam no cérebro

Blitz
Pela manhã, uma blitz educativa foi realizada na Avenida JK, abrindo oficialmente a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’ e levando informação a quem passava pela via. A semana é promovida pela Fundação da Juventude de Palmas  e foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.

Blitz educativa foi realizada na Avenida JK, abrindo oficialmente a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’

Programação
Dia 23 – Palestra em Buritirana, às 8 horas, na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira;
Dia 24 – Roda de conversa na Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), às 8 horas;
Dia 26- Roda de conversa em Taquaruçu, às 17 horas, na Praça Vereador Joaquim Maracaípe.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas