Cidades
Semed e Idecace promovem a primeira Jornada do Programa DNA do Brasil
Evento acontece na próxima segunda-feira, dia 20, e envolve alunos do 5º ao 9º ano de 13 escolas municipais
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas e o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace) promovem nesta segunda-feira, 20, a partir das 8 horas, na ETI Almirante Tamandaré, a primeira Jornada do Programa DNA do Brasil – Talentos, em Palmas. Participam desta primeira edição cerca de 700 estudantes do 5º ao 9º de 13 escolas da rede municipal de ensino. Outras duas jornadas serão realizadas ainda este ano, totalizando 2403 estudantes palmenses contemplados pelo programa. Além de Palmas, mais 12 cidades tocantinenses participam do DNA do Brasil – Talentos.
A ação é voltada para assistência social e cuidado de crianças em situação de vulnerabilidade e de incentivo à iniciação profissional na juventude. O foco é levar aos 13 municípios contemplados, melhorias nos resultados educacionais e esportivos, promovendo jornadas que contam com atividades já realizadas nas escolas e outras promovidas pelo programa, como palestras com atletas e reuniões das famílias/estudantes com a equipe multidisciplinar itinerante do Idecace.
As palestras realizadas pelas equipes multidisciplinares itinerantes abordam temas transversais como desigualdade de gênero, bullying, enfrentamento e prevenção à violência contra crianças e adolescentes e posturas sustentáveis, e são voltadas aos alunos e seus familiares. Também será aplicado o protocolo avaliativo do Programa DNA do Brasil – Talentos com os estudantes e, também, serão realizados eventos esportivos. As equipes são integradas por assistentes sociais, dentistas, nutricionistas e psicólogos que podem realizar orientações pontuais para questões urgentes das famílias.
Após as palestras, os estudantes serão direcionados para a aplicação do protocolo avaliativo do Programa DNA do Brasil – Talentos, que irá coletar e avaliar medidas como altura e massa corporal e realizar testes físico-motores com corrida de 20m e corrida de agilidade. As atividades poderão ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo de consentimento para a participação dos estudantes.