Cidades
Secretaria de Parcerias e Investimentos e mercado debatem projeto de PPP da energia solar do Governo do Tocantins durante roadshow
Projeto de mudança energértica de órgãos públicos do Tocantins está em curso e segue com consulta pública aberta para a comunidade
Por Fernando Ferreira / Edição: Luiz Melchiades | Governo do Tocantins
19/03/2022 – Publicado às 03:33
A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) e a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), em conjunto com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), realizaram na tarde desta sexta-feira, 18, o roadshow do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de Energia Solar para os órgãos públicos do Governo do Tocantins. O projeto foi modelado em cooperação técnica entre a Tocantins Parcerias e o IPGC.
O roadshow, em formato virtual, foi voltado para investidores do mercado de energia com interesse em participar do processo licitatório. O evento apresentou a cerca de 90 representantes do setor privado as potencialidades do projeto para contratação de PPP, na modalidade de concessão administrativa dos serviços de instalação, operação e manutenção de miniusinas solares para atendimento da demanda energética dos prédios públicos estaduais.
Para o secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, que junto com os técnicos do IPGC, conduziu a apresentação, o roadshow superou todas as expectativas. “A grande participação de interessados e possíveis investidores garante que estamos no caminho certo e que a PPP da energia solar será um sucesso. Não só pelo grande número de pessoas, mas pelo elevado nível da participação dos representantes do mercado”, comemorou.
O Governo do Tocantins já realizou a audiência pública quando o projeto foi apresentado à comunidade em geral que tirou dúvidas e opinou a respeito da proposta de mudança energética nos órgãos do Estado. Além da audiência pública, a consulta pública segue aberta até dia 22 de março. O site da Secretaria de Parcerias e Investimento traz os detalhes técnicos e o estudo de viabilidade. Os interessados podem acessá-los no endereço: https://www.to.gov.br/parcerias/consulta-publica/4unwgbcqbwlo.
PPP da energia solar
Com a efetivação do projeto, o Tocantins deverá atrair cerca de R$ 157 milhões em investimento privado no Estado. De acordo com o estudo de viabilidade, esse montante seria aplicado pelas empresas vencedoras da licitação para a implantação das unidades de geração fotovoltaica. Além do investimento privado, há a perspectiva que o estado alcance uma economia de R$ 1 bilhão com a tarifa de energia ao longo de 25 anos, que é o tempo de operação dos serviços em contrato.
Além do ganho econômico, a PPP das miniusinas solares no Tocantins trará benefício ambiental inédito, reduzindo em mais de 2 mil toneladas a emissão de gás carbônico na atmosfera. Essa redução equivale ao montante de gás absorvido anualmente por 130 mil árvores.