Connect with us

Cidades

Escola Padre Josimo promove plantio de árvores para conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Ação acontece nesta quarta-feira, 08, a partir das 9 horas, na sede da unidade escolar

Published

on

O plantio será realizado no estacionamento, proximidades da quadra de esportes, dentre outras da própria unidade

 

Escola De Tempo Integral Padre Josimo, localizada na quadra Arno 31, em Palmas, vem promovendo desde novembro uma série de ações voltadas à sensibilização dos alunos quanto à importância da preservação do meio ambiente e da arborização urbana como fator de qualidade de vida. Após a exibição de filmes e realização de palestras abordando o tema e trazendo informações como melhores espécies, escolha do local adequado, etapas do processo e importância das árvores, o plantio acontece nesta quarta-feira, 08, a partir das 9 horas.

O plantio será realizado no estacionamento da unidade escolar, nas proximidades da quadra de esportes e do auditório, no corredor que dá acesso à horta e também no fundo da escola, onde acontece a entrada e saída dos alunos.

A iniciativa do idealizador do projeto e professor Roneglesses Milhomem parte da premissa que a arborização urbana é de extrema importância para amenizar a temperatura e melhorar a qualidade do ar, de forma que a sensibilização ambiental possa repercutir em melhor qualidade de vida. “É um trabalho que gera conhecimento e habilidades voltadas para a preservação do meio ambiente, e ainda iremos ocupar os espaços ociosos da escola”, disse.

O objetivo da equipe gestora é sensibilizar as crianças sobre a importância das árvores no cotidiano e a necessidade da preservação ambiental, além de conhecer as etapas do plantio e crescimento de uma árvore e compreender os ciclos do oxigênio e do gás carbônico. Os alunos ainda poderão se ver como atores principais na mudança da paisagem da sua escola e perceber a necessidade de a educação ambiental ser vivenciada com mais responsabilidade. “Queremos reforçar o aspecto didático e também propiciar que eles se reconheçam como cidadãos ativos e críticos, envolvidos com o zelo ao meio ambiente de forma cooperativa”, complementa o professor.

A diretora da escola, Luciana Kramer, salienta que o projeto beneficiará os alunos que estão matriculados hoje e também as futuras gerações, e ressalta as parcerias estabelecidas com a Fundação de Meio Ambiente, que doou as mudas, e com o Ruraltins e Secretaria Municipal de Agricultura, que estão provendo a assistência técnica. “Atualmente sentimos falta de espaços sombreados na escola, e com o tempo esta necessidade será sanada. Mas além dos benefícios das árvores, nosso grande ganho é o envolvimento dos alunos, que irão apadrinhar, cuidar destas plantas e acompanhar seu desenvolvimento. É um projeto para o presente e para o futuro”, finaliza a diretora.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas